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Taxas de Rendimento (2016)

Conheça a proporção de alunos com reprovação ou abandono em 2016 segundo indicadores do INEP.

! Conheça o conceito de Taxas de Rendimento

2016
Urbanas e rurais
Etapa Escolar Reprovação Abandono Aprovação
Anos Iniciais 5,9% 905.063 reprovações 0,9% 145.721 abandonos 93,2% 14.391.257 aprovações
Anos Finais 11,4% 1.394.874 reprovações 3,1% 377.141 abandonos 85,5% 10.477.425 aprovações
Ensino Médio 12,0% 906.585 reprovações 6,6% 498.051 abandonos 81,5% 6.171.032 aprovações

Detalhamento por ano escolar

Anos Iniciais Reprovação Abandono Aprovação
1º ano EF 1,3% 37.270 reprovações 0,9% 25.803 abandonos 97,8% 2.803.847 aprovações
2º ano EF 2,5% 74.688 reprovações 0,6% 17.925 abandonos 96,9% 2.894.883 aprovações
3º ano EF 10,7% 352.355 reprovações 0,9% 29.638 abandonos 88,4% 2.911.043 aprovações
4º ano EF 7,2% 228.931 reprovações 1,1% 34.976 abandonos 91,7% 2.915.691 aprovações
5º ano EF 6,8% 211.820 reprovações 1,2% 37.380 abandonos 92,0% 2.865.795 aprovações
Anos Finais Reprovação Abandono Aprovação
6º ano EF 14,0% 478.964 reprovações 3,2% 109.478 abandonos 82,8% 2.832.728 aprovações
7º ano EF 12,1% 385.062 reprovações 3,0% 95.470 abandonos 84,9% 2.701.798 aprovações
8º ano EF 10,2% 288.771 reprovações 3,0% 84.933 abandonos 86,8% 2.457.383 aprovações
9º ano EF 8,6% 242.078 reprovações 3,1% 87.261 abandonos 88,3% 2.485.518 aprovações
Ensino Médio Reprovação Abandono Aprovação
1º ano EM 17,3% 516.715 reprovações 8,6% 256.864 abandonos 74,1% 2.213.210 aprovações
2º ano EM 10,7% 260.756 reprovações 6,1% 148.655 abandonos 83,2% 2.027.555 aprovações
3º ano EM 6,0% 129.115 reprovações 4,3% 92.533 abandonos 89,7% 1.930.267 aprovações

Fonte: Censo Escolar 2016, Inep. Classificação não oficial.

Acima de 5%

A situação indica a necessidade de definir estratégias para conter o avanço da evasão escolar.

Acima de 15%

A situação indica que é preciso intervir no trabalho pedagógico o mais rápido possível, pois muitos estudantes poderão ficar fora da escola. Índices altos de reprovação ou abandono escolar também podem aumentar a distorção idade-série.

Ajuda e Conhecimento

Rendimento Escolar

Ao final de um ano letivo, alunos matriculados em escolas públicas brasileiras podem ser aprovados, reprovados ou abandonar os estudos. A soma da quantidade de alunos que se encontram em cada um destas situações constituem a Taxas de Rendimento:

Aprovação + Reprovação + Abandono = 100%

Saiba mais

Distorção Idade-Série

Quando o aluno reprova ou abandona os estudos por dois anos ou mais, durante a trajetória de escolarização, ele acaba repetindo uma mesma série. leia mais.

Nesta situação, ele dá continuidade aos estudos, mas com defasem em relação à idade considerada adequada para cada ano de estudo, de acordo com o que propõe a legislação educacional do país. Trata-se de um aluno que será contabilizado na situação de distorção idade-série.

Entenda melhor a relação das taxas de rendimento com a distorção idade-série.

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Progressão Continuada

A progressão continuada é uma forma de organização escolar que visa a garantir o acesso e a permanência do aluno à escola. leia mais.

Uma de suas características é composição do ensino por ciclos de aprendizagem, que pressupõem a não-reprovação ou repetência do aluno por um período que pode variar entre dois e quatro anos.

É uma prática que poissibilita o combate à evasão escolar, à distorção idade-série e a prevenção da repetência. Ela vem sendo adotada em redes de educação de estados e municípios, mas é um assunto polêmico em alguns contextos. Saiba mais sobre este conceito.

Saiba mais sobre este conceito.

Materiais Complementares

Download dos Dados

Baixe as planilhas de taxas de rendimento dos estados brasileiros

Estados do Brasil
Anos Iniciais
Estados do Brasil
Anos Finais
Estados do Brasil
Ensino Médio

Notas Técnicas

Os dados de Taxa de Rendimento foram obtidos diretamente de planilhas divulgadas pelo INEP na página de Indicadores Educacionais

O INEP divulga apenas as porcentagens.
Os valores absolutos (número de alunos) foram calculados pela Meritt a partir das matrículas do Censo Escolar 2016.

Portanto, os dados absolutos devem ser considerados como valores aproximados, principalmente por que alguns alunos podem possuir matrículas duplicadas no Censo Escolar.

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