QEdu

Depoimentos

O QEdu está mudando a forma como as pessoas usam dados sobre educação no país. Veja alguns casos de uso do site para análise da educação em escolas e secretarias e planejamento de ações

"Trabalho como supervisor do programa PROEMI/JF e sou formador no SISMÉDIO e do trio gestor das escolas da regional que é composto por 17 municípios no sul e sudeste do Pará na área do ensino médio. Faço palestra sobre o ensino fundamental para os municípios da região nas áreas de gestão, planejamento, currículo entre outras, e por isso faço muito uso dos dados do QEdu, que é um excelente instrumento de pesquisa sobre o movimento da educação nas diversas redes".

José Orlando Lima de Morais

José Orlando Lima de Morais Secretaria de Educação Supervisor e formador - Marabá - PA

"Mais importante que a média ou a nota é a escola entender onde estão os alunos que ela está formando. Louvável mesmo a iniciativa de organizar uma ferramenta como esta!"

Raph Gomes Alves

Raph Gomes Alves Secretaria Estadual de Goiás Superintendente de Inteligência Pedagógica - Goiânia - GO

"Utilizamos os dados disponíveis no QEdu durante o planejamento escolar do nosso município todos os anos".

Edna Nocera Simão

Edna Nocera Simão Supervisora de Ensino - Santa Cruz do Rio Pardo - SP

"Depois que conheci o QEdu, pesquisei e me aprofundei nos dados do Ideb. Essas informações favoreceram muito o trabalho dos diretores e coordenadores para uma melhor prática este ano".

Vânia Satti Pansani

Vânia Satti Pansani Diretora Municipal de Educação - Tapiratiba - SP

"Usei o QEdu no momento de realizar o diagnóstico da rede para que pudesse estipular metas para o meu município".

Adriana Cristina Valentin Mantovani

Adriana Cristina Valentin Mantovani Dirigente Municipal de Educação - Novais - SP

“O QEdu ajuda na interpretação dos dados locais, mas dentro de uma perspectiva universal, pois enxergamos o nosso municípios dentro de uma realidade muito mais ampla. Assim, é possível se impor desafios a partir dessa realidade que estamos enxergando. Conseguimos enxergar municípios que estão em uma posição melhor que o nosso em determinados aspectos e podem também nos inspirar em práticas que talvez não estejamos adotando. Nasce ainda o interesse de estabelecer comparações com outras redes, e desse processo nascem perguntascomo "por que o meu desempenho é melhor?", "por que nesse aspecto o meu desempenho não foi tão adequado?", e o QEdu nos proporciona essas informações complementares. A gente está avançando muito no Brasil com relação à auto percepção da realidade a partir da experiência do outro, e esse exercício de verificar dados, que antes tinha bastante resistência no Brasil, começa a ganhar adeptos, no sentido que esses dados são lidos, ajudam e contribuem para o desenvolvimento da educação”.

João Roberto Costa de Souza

João Roberto Costa de Souza Secretário de Educação - Jacareí - SP

"Eu costumo observar os dados sobre a educação básica no QEdu e usar como ferramenta na reunião com a equipe da secretaria e com a equipe da formação pedagógica. Também utilizamos nas reuniões com diretores e professores".

Fábio Oliveira Inácio

Fábio Oliveira Inácio Secretário Municipal - Cubatão - SP

“Na Comunidade Educativa CEDAC, uma de nossas estratégias é levar os dados educacionais aos gestores municipais, já que são eles que podem garantir a melhoria da educação. O QEdu conseguiu encontrar uma forma de dizer como está a realidade de cada escola brasileira, e essa forma, da maneira como ela está sendo apresentada no site, é bastante didática. O portal coloca muito legal a questão da equidade, por exemplo, pois podemos fazer pesquisas com a ajuda de filtros, como nível de aprendizado, nível socioeconômico etc. Agora, os gestores vão poder fazer uso dessa plataforma com mais regularidade pra desenvolverem seus planos municipais de educação”.

Leando Carvalho

Leando Carvalho Comunidade Educativa CEDAC Assistente de Projetos -

"Com frequência preciso de dados da educação já tratados e o QEdu tem ajudado bastante, pois evita que eu tenha que fazer análises de microdados".

Hydnéa Ponciano Domingueti

Hydnéa Ponciano Domingueti CNI Especialista em Negócios - Observatório Educacional - Brasília - DF

"Eu utilizo os dados do QEdu nas horas de trabalho pedagógico coletivo (HTPC) como fonte de informação para o corpo docente, discente e comunidade escolar. Tambem uso os dados para a construção do Projeto Político Pedagógico e nas ações para sanar dificuldades de aprendizagem.

Eulália Aparecida Pires de Oliveira

Eulália Aparecida Pires de Oliveira Diretora de Escola - Irapuru

"O QEdu proporcionou à rede uma possibilidade ímpar no planejamento das ações, tendo em vista a clareza e precisão dos dados. Escolas e docentes se surpreendem ao enxergar a realidade das unidades educativas. Antes, passávamos um tempo imenso tabulando os dados, que geralmente vinham com imperfeições. Hoje, temos a possibilidade de 'olhar' a rede, o nosso trabalho, bem como traçar ações que levem em conta a melhoria da qualidade, buscando equidade na educação ofertada em grande parte graças aos dados disponibilizados no QEdu".

Maria José da Silva

Maria José da Silva Secretária de Educação - Colômbia - SP

"O QEdu é uma ferramenta de gestão pedagógica maravilhosa! Em uma só plataforma eu encontro a síntese de indicadores educacionais confiáveis, numa apresentação didática agradável e simples, aliada a um banco de conceitos esclarecedores que torna a pesquisa estatística uma formação continuada".

Maria Heliane Correia Vileicar

Maria Heliane Correia Vileicar Secretária Municipal de Educação e Cultura - Araripe - CE

"Costumo usar as informações do QEdu durante o planejamento administrativo e pedagógico da secretaria de educação do meu município".

Rogerio Levy

Rogerio Levy Diretor administrativo - Vinhedo - SP

"Fizemos uma formação para todos os professores da rede de ensino da minha cidade sobre as informações do QEdu, e foi muito relevante para todos, pois disponibilizamos uma visão geral e específica do município".

Maria Isabel Calabresi Faustino

Maria Isabel Calabresi Faustino Supervisora - Fartura - SP

"O QEdu tem sido uma excelente ferramenta para o desenvolvimento de ações e metas para nossa escola".

Antonio Ivan Bueno

Antonio Ivan Bueno EEB Cel Pedro Christiano Feddersen Diretor - Blumenau - SC

"Utilizamos os dados do QEdu principalmente no planejamento de 2014, pois essas informações são importantes para planejar metas e traçar ações pontuais".

Tamiko Inoue

Tamiko Inoue Secretária de Educação - Andradina - SP

"O QEdu é muito útil para mim. Uso para comparar com dados de cidades do entorno, com cidades com as mesmas características que a minha e a lista de escolas do Excelência com Equidade".

Roseli de Freitas

Roseli de Freitas Secretária de Educação - Santo Antônio do Pinhal - SP

“A ideia da política pública ter esse ‘link’ com os dados é muito importante, senão a gente trabalha sempre com “achismos”. O formato do site é muito visual, então é interessante, pois podemos comparar a nossa cidade com outras que possuem as mesmas características e ver que determinadas ações é possível realizar no nosso município. Além disso, quando trabalhamos com dados, revertemos algumas ideias e teorias que já estão arraigadas no senso comum”.

Roseli de Freitas

Roseli de Freitas Secretária de Educação - Santo Antônio do Pinhal - SP

"As informações que encontrei no QEdu foram utilizadas durante a elaboração do Plano Setorial, do Plano Diretor e do Plano Municipal".

Lúcia Helena Lélis Dias

Lúcia Helena Lélis Dias Secretária de Educação - Avaré - SP

"Divulgo o QEdu entre alunos do curso de Pedagogia, na disciplina 'Organização e Funcionamento da Educação Básica'. No próximo semestre, irei propor algumas pesquisas a partir das respostas aos questionários do ANRESC. Parabéns ao QEdu por possibilitar o acesso a esses dados. Há tempo procurava acessá-los, sem sucesso".

Delarim Martins Gomes

Delarim Martins Gomes Universidade Federal de Mato Grosso Professor - Cuiabá - MT

"Na Secretaria de Educação de Guarujá está sendo implantado um observatório educacional que tem por missão principal acompanhar e monitorar as metas do Plano Decenal de Educação Municipal. Os dados de aprendizagem disponibilizados pelo QEdu estão sendo utilizados para alimentar as fichas de acompanhamento das unidades educacionais".

Rejane Maria Emílio

Rejane Maria Emílio Assessora Estratégica - Guarujá - SP

"Os coordenadores da Secretaria de Educação e das unidades escolares utilizam os dados do QEdu para orientar o estabelecimento de metas e estratégias no projeto pedagógico das escolas da rede".

Maria Angela Fernandes Bortolli

Maria Angela Fernandes Bortolli Dirigente da Educação - Américo Brasiliense - SP

"Sempre que preciso, o QEdu me auxilia, pois nele obtenho os dados corretos sobre a educação brasileira e, principalmente, do meu município".

Rosângela Ceron do Valle Pereira Polidoro

Rosângela Ceron do Valle Pereira Polidoro Secretária de Educação - Tabapuã

"Atuo no Programa Alfabetização na Idade Certa (PAIC) no estado do Ceará, atendemos 87 municípios fazendo a formação de professores e gestores da rede municipal. Nossa primeira formação de 2013 foi toda com base nos dados do Portal Ideb e no QEdu, Mostramos aos gestores e professores o quanto é importante trabalharmos com dados reais, podendo assim estabelecer metas e propostas de ações interventoras. Eu, particularmente, tenho usado e divulgado nas palestra que ministro para secretários de educação, gestores e professores. É uma ferramenta valiosa para nós que queremos uma educação de qualidade".

Maria Regina dos Passos Pereira

Maria Regina dos Passos Pereira Formadora de equipes técnicas - Ceará

"Utilizamos as informações disponíveis no QEdu para refletirmos durante as discussões do plano municipal de educação".

Cleunice Aparecida Baldo Meira

Cleunice Aparecida Baldo Meira Secretária de Educação - Hortolândia - SP

"O QEdu possui um excelente banco de dados que favorece estudos e elaboração de ações pedagógicas, visando a melhoria da educação oferecida pelas escolas, bem como elaboração de políticas públicas para a educação básica pelos municípios, estados e governo federal".

Maria Edriana dos S. Rocha

Maria Edriana dos S. Rocha Professora na rede municipal e estadual - Itabaiana - SE

"O acesso fácil ao QEdu nos proporcionou obter os dados que precisávamos para traçar as metas do nosso município".

Lilian Cristina Fazan

Lilian Cristina Fazan Secretária da Educação e Diretora de escola - Meridiano - SP

"Na rede municipal de educação do nosso município, o QEdu está sendo uma das bases de dados para a elaboração da Projeto Político Pedagógico e do Plano de Gestão Escolar".

Flávia Rossi

Flávia Rossi Secretária de Educação - Itapira - SP

"Após conhecer o QEdu, elaborei uma palestra para toda rede e mostrei todos os dados. Foi super interessante, pois tomaram conhecimento da realidade do nosso município. Parabéns pelo trabalho! Vocês estão contribuindo e muito com a educação no Brasil".

Jovana Leite de Oliveira Dognani

Jovana Leite de Oliveira Dognani Secretária de Educação - Fartura - SP

"Sou professora, estou na educação há 23 anos e atualmente (pela 4ª vez) estou como dirigente municipal de educação. Resido e atuo em um município pequeno, com cerca de 6 mil habitantes. Não temos equipe na secretaria. Atuo tanto no administrativo quanto no pedagógico. Antes, passava semanas organizando, tabulando dados, tanto da prova Brasil quanto do Saresp, o sistema de avaliação do estado de São Paulo. Utilizo o QEdu em todas as reuniões com diretores e professores coordenadores. As "cabecinhas" (aprendizado) incomodam as escolas e nas reuniões com professores, o incômodo foi e é ainda maior. Procuramos divulgar o QEdu para todos sempre. Até meus filhos utilizam a plataforma".

Maria José da Silva

Maria José da Silva Dirigente municipal de educação - Colômbia - SP

"O QEdu norteia nossos trabalhos, inclusive contribuindo com as avaliações que geram as intervenções junto das unidades de ensino e das equipes escolares".

Angela Regina Couto

Angela Regina Couto Secretária de Educação - São Sebastião - SP

"O QEdu contribuiu bastante para pesquisarmos os dados da educação no nosso município e alertar os docentes sobre o Ideb de cada unidade de ensino".

Eliel Marcos Fernandes

Eliel Marcos Fernandes Diretor - Águas de Lindóia - SP

"O uso do QEdu foi muito bom para sensibilizar minha equipe quanto à necessidade de desenvolvermos ações que melhorassem os níveis de proficiência dos nossos alunos. Esta utilização se deu no momento de planejamento da Secretaria Municipal de Educação".

Milta Alves Ribeiro Maroni

Milta Alves Ribeiro Maroni Secretária de Educação Municipal - Salto - SP

"Estou como diretora de uma escola da zona rural, e é muito importante, para mim, fazer com que a qualidade de ensino da escola melhore. Tenho que acompanhar os dados, para assim, saber como agir".

Elaine Franco de Oliveira

Elaine Franco de Oliveira Escola Municipal Arlindo Antônio Nogueira Diretora - Pontes e Lacerda - MT

"Foi o melhor site que encontrei. A navegação dentro dos assuntos que pesquisamos é muito fácil. A forma, o conteúdo, tudo facilita a compreensão do leigo. São informações valiosas para minha cidade cujo índice de qualidade da educação é um dos piores. Vivemos numa cidade onde a violência e a corrupção política tem plenos domínios dentro da Educação, quer através de cabos eleitorais infiltrados quer no desvio de recursos educacionais. Recentemente, graças as informações do QEdu, foi possível iniciar uma grande discussão sobre o assunto an cidade".

Miguel Mortago

Miguel Mortago M. Mortago Consultoria Empresarial Consultor - Jandira - SP

"O QEdu foi fundamental para eu ter e compartilhar os dados essenciais do meu município com os gestores. Assim que assumi a gestão educacional da cidade, em janeiro de 2013, as informações do portal foram importantíssimas no planejamento".

Luiz Miguel Martins Garcia

Luiz Miguel Martins Garcia Secretário de Educação - Sud Mennucci - SP

"Com as informações disponíveis no QEdu posso avaliar como está a situação da rede municipal e comparar as escolas do município quanto aos níveis de proficiência".

Ana Lucia Sanches

Ana Lucia Sanches Secretária Adjunta - Santo André - SP

"Uso o QEdu para levantamento de dados e reunião com professores. O portal é utilizado na contextualização de informações a reunião de ATPC (Atividades de Trabalho Pedagógico Coletivo) para discussão sobre os resultados da prova Brasil".

Marcela Lopes Neves

Marcela Lopes Neves Assessora de Planejamento Educacional - Pauliceia - SP

"Trabalho desenvolvendo projetos de responsabilidade social para empresas. Os dados do QEdu auxiliam a construção de justificativas (e também de defesas) sobre que tipo de projeto será mais efetivo realizar em cada localidade. Adorei ver os dados sobre a infraestrutura das escolas (água encanada, condições dos banheiros). Certamente, conseguir identificar como os recursos estão chegando às escolas, de uma forma tão transparente e de fácil leitura como estão disponibilizando os dados é um avanço. Continuaremos exigindo transparência do poder público e contando com iniciativas como essa da Fundação Lemann e Meritt, que nos possibilita acompanhar, de fato, os dados sobre educação no país".

Helena Faro

Helena Faro Epiciclos Educação Gestora de Projetos Sociais - São Paulo - SP

"O QEdu tem contribuído para o trabalho que realizamos junto às escolas municipais, na análise dos dados e resultados obtidos nas avaliações externas, norteando intervenções pedagógicas e o aprimoramento das ações pedagógicas nas escolas".

Juracir Leigue Prata Nardino

Juracir Leigue Prata Nardino Pedagogo - Ariquemes - RO

"No QEdu a gente consegue buscar os dados sobre a educação de uma forma mais fácil. Possui uma forma de visualização bastante simples, diferente, nova, com infográficos interativos. É uma ferramenta bastante inovadora e fácil de utilizar. Eu, particularmente, gosto das ferramentas "Explore" e de outras configurações avançadas para ver diferentes redes e diferentes níveis. Além disso, acho legal a gente descobrir um pouco sobre o que os professores e diretores das escolas falam, e no QEdu é bem fácil a gente descobrir".

Ana Carolina Moreno

Ana Carolina Moreno Portal de Notícias G1 Repórter -

"Conheci o QEdu durante um evento, em 2013, logo quando assumi o cargo de secretário de educação do meu município. Depois disso, eu e minha equipe apoveitamos todos os dados do portal para iniciar nosso trabalho na Secretaria".

Sidnei Sanita

Sidnei Sanita Secretário de educação - Caçapava - SP

"O site é de extrema importância, porque é um espaço onde reúne muitas informações relevantes para todos da comunidade que queiram acompanhar os dados sobre as escolas do município, comparando-os e esclarecendo suas dúvidas".

Geiza Carla Moreno Boy

Geiza Carla Moreno Boy Escola Municipal Monteiro Lobato Coordenadora Pedagógica - Igrapiúna - BA

"Utilizamos os dados do nosso município disponíveis no QEdu durante o planejamento escolar, a fim de que toda a equipe escolar possa acompanhar o desempenho da rede de ensino e elaborar planos de ações".

Maria Lúcia Pistori Previdelli

Maria Lúcia Pistori Previdelli Dirigente Municipal de Educação - Santa Ernestina - SP

"Na elaboração de reuniões pedagógicas, seja em âmbito escolar e/ou municipal, o QEdu tornou-se fonte indispensável de informação e auxílio nas análises feitas".

Edilaine Ap. O. Batista

Edilaine Ap. O. Batista Dirigente da Educação - Bom Jesus dos Perdões

"Fui convocada para uma sabatina na Câmara de Vereadores do meu município e utilizei o QEdu para pesquisar alguns dados. O resultado foi que obtive um excelente desempenho em minha explanação".

Yone Simões Moura

Yone Simões Moura Secretária de Educação - Santa Isabel - SP

"O QEdu é uma ferramenta-fonte de informação que não somente auxilia o professor no redimensionamento do seu meio de atuação, o QEdu serve de inspiração para projetos em que dados quantitativos são disponibilizados para a pesquisa e, assim, para o aprimoramento de nossas ações diárias".

Debora Ize Balsemao Oss

Debora Ize Balsemao Oss Professora - Caxias do Sul - RS

"Os dados do QEdu são usados em documentos oficiais e pesquisas. São utilizados também durante a avaliação diagnóstica da rede municipal e das escolas, contribuindo para a definição de ações a serem realizadas no planejamento anual".

Eliana Antonia Duarte Bertoncello Monteiro

Eliana Antonia Duarte Bertoncello Monteiro Dirigente Municipal de Educação - Olímpia - SP

"Com os dados de aprendizado e fluxo escolar, organizamos melhor nosso planejamento anual, fazemos nossas horas de trabalho pedagógico coletivo (HTPC) mais produtivas e prevemos investimentos em formação de professores".

Maria Luzia Teixeira Rodrigues

Maria Luzia Teixeira Rodrigues Secretária de Educação - Ribeirão Preto - SP

"Gosto bastante do QEdu, pois ele fornece dados que possibilitam a construção de cenário pedagógico e elaboração de estratégias para melhorar a educação municipal".

Odair França de Carvalho

Odair França de Carvalho Secretário de Educação - Itapura - SP

"O QEdu tem apresentado dados precisos e necessários sobre a educação básica no Brasil, que nos motivam ao acompanhamento e avanço, principalmente em relação ao aprendizado de qualidade".

Andrei Gilberto Muzel

Andrei Gilberto Muzel Secretário Adjunto - Itapeva - SP

"As informações encontradas no QEdu facilitam o trabalho com a equipe gestora, pensando e focando na melhoria da qualidade da educação".

Danúbia de Cássia Miguel Fanelli

Danúbia de Cássia Miguel Fanelli Dirigente Municipal de Educação - Álvares Florence - SP

"Há algum tempo descobri o QEdu, e desde então tenho usado esta ferramenta para consultar resultados da escola em que trabalho como Especialista de Educação Básica (séries iniciais). Nossa escola tem uma diretora muito eficiente, que vive fazendo parcerias. Temos uma colaboração de consultoria FDG, que nos auxilia na elaboração de planos e metas de trabalho. Estou sempre consultando os dados e também indicando este site para minhas companheiras. Vocês não imaginam como estas informações me ajudam no meu trabalho".

Irene de Fátima Silveira

Irene de Fátima Silveira Escola Estadual Padre João Botelho Supervisora Pedagógica - Belo Horizonte - MG

"Sou educadora há quase 20 anos e considero importante a existência do QEdu, pois me oferece condições de busca constante de informações e dados relevantes ao meu trabalho do dia a dia em sala de aula, além do aprimoramento do exercício de educar".

Aldenira de Sousa Borges

Aldenira de Sousa Borges Unidade de Ensino Padre Luis de Castro Brasileiro Profesosra - União - PI

"Sempre que preciso o QEdu me auxilia, pois nele obtenho os dados corretos sobre a educação brasileira e, principalmente, do meu município".

Rosângela Ceron do Valle Pereira Polidoro

Rosângela Ceron do Valle Pereira Polidoro Secretária de Educação - Tabapuã - SP

Descubra mais ideias sobre educação em nosso Blog