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Taxas de Rendimento (2018)

Conheça a proporção de alunos com reprovação ou abandono em 2018 segundo indicadores do INEP.

! Conheça o conceito de Taxas de Rendimento

2018
Urbanas e rurais
Etapa Escolar Reprovação Abandono Aprovação
Anos Iniciais 5,1% 767.668 reprovações 0,7% 103.805 abandonos 94,3% 14.304.948 aprovações
Anos Finais 9,5% 1.143.031 reprovações 2,4% 291.353 abandonos 88,1% 10.573.167 aprovações
Ensino Médio 10,6% 749.182 reprovações 6,1% 429.611 abandonos 83,4% 5.920.213 aprovações

Detalhamento por ano escolar

Anos Iniciais Reprovação Abandono Aprovação
1º ano EF 1,2% 34.473 reprovações 0,7% 20.110 abandonos 98,1% 2.818.143 aprovações
2º ano EF 2,2% 63.590 reprovações 0,4% 11.562 abandonos 97,4% 2.815.294 aprovações
3º ano EF 9,4% 298.169 reprovações 0,7% 22.205 abandonos 89,9% 2.851.637 aprovações
4º ano EF 6,3% 197.342 reprovações 0,8% 25.060 abandonos 92,9% 2.910.006 aprovações
5º ano EF 5,6% 174.095 reprovações 0,8% 24.871 abandonos 93,6% 2.909.870 aprovações
Anos Finais Reprovação Abandono Aprovação
6º ano EF 11,7% 390.047 reprovações 2,5% 83.344 abandonos 85,8% 2.860.338 aprovações
7º ano EF 10,5% 325.015 reprovações 2,4% 74.289 abandonos 87,1% 2.696.070 aprovações
8º ano EF 8,4% 241.122 reprovações 2,3% 66.022 abandonos 89,3% 2.563.353 aprovações
9º ano EF 6,9% 186.849 reprovações 2,5% 67.699 abandonos 90,6% 2.453.407 aprovações
Ensino Médio Reprovação Abandono Aprovação
1º ano EM 15,4% 419.784 reprovações 7,9% 215.344 abandonos 76,7% 2.090.743 aprovações
2º ano EM 9,4% 219.134 reprovações 5,6% 130.548 abandonos 85,0% 1.981.526 aprovações
3º ano EM 5,4% 110.265 reprovações 4,1% 83.720 abandonos 90,5% 1.847.944 aprovações

Fonte: Censo Escolar 2018, Inep. Classificação não oficial.

Acima de 5%

A situação indica a necessidade de definir estratégias para conter o avanço da evasão escolar.

Acima de 15%

A situação indica que é preciso intervir no trabalho pedagógico o mais rápido possível, pois muitos estudantes poderão ficar fora da escola. Índices altos de reprovação ou abandono escolar também podem aumentar a distorção idade-série.

Ajuda e Conhecimento

Rendimento Escolar

Ao final de um ano letivo, alunos matriculados em escolas públicas brasileiras podem ser aprovados, reprovados ou abandonar os estudos. A soma da quantidade de alunos que se encontram em cada um destas situações constituem a Taxas de Rendimento:

Aprovação + Reprovação + Abandono = 100%

Saiba mais

Distorção Idade-Série

Quando o aluno reprova ou abandona os estudos por dois anos ou mais, durante a trajetória de escolarização, ele acaba repetindo uma mesma série. leia mais.

Nesta situação, ele dá continuidade aos estudos, mas com defasem em relação à idade considerada adequada para cada ano de estudo, de acordo com o que propõe a legislação educacional do país. Trata-se de um aluno que será contabilizado na situação de distorção idade-série.

Entenda melhor a relação das taxas de rendimento com a distorção idade-série.

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Progressão Continuada

A progressão continuada é uma forma de organização escolar que visa a garantir o acesso e a permanência do aluno à escola. leia mais.

Uma de suas características é composição do ensino por ciclos de aprendizagem, que pressupõem a não-reprovação ou repetência do aluno por um período que pode variar entre dois e quatro anos.

É uma prática que poissibilita o combate à evasão escolar, à distorção idade-série e a prevenção da repetência. Ela vem sendo adotada em redes de educação de estados e municípios, mas é um assunto polêmico em alguns contextos. Saiba mais sobre este conceito.

Saiba mais sobre este conceito.

Materiais Complementares

Download dos Dados

Baixe as planilhas de taxas de rendimento dos estados brasileiros

Estados do Brasil
Anos Iniciais
Estados do Brasil
Anos Finais
Estados do Brasil
Ensino Médio

Notas Técnicas

Os dados de Taxa de Rendimento foram obtidos diretamente de planilhas divulgadas pelo INEP na página de Indicadores Educacionais

O INEP divulga apenas as porcentagens.
Os valores absolutos (número de alunos) foram calculados pela Meritt a partir das matrículas do Censo Escolar 2018.

Portanto, os dados absolutos devem ser considerados como valores aproximados, principalmente por que alguns alunos podem possuir matrículas duplicadas no Censo Escolar.

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