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Taxas de Rendimento (2018)

Conheça a proporção de alunos com reprovação ou abandono em 2018 segundo indicadores do INEP.

! Conheça o conceito de Taxas de Rendimento

2018
Urbanas e rurais
Etapa Escolar Reprovação Abandono Aprovação
Anos Iniciais 6,0% 3.162 reprovações 0,9% 457 abandonos 93,2% 49.449 aprovações
Anos Finais 16,7% 7.722 reprovações 3,0% 1.364 abandonos 80,3% 37.061 aprovações
Ensino Médio 15,8% 4.240 reprovações 7,4% 1.976 abandonos 76,8% 20.587 aprovações

Detalhamento por ano escolar

Anos Iniciais Reprovação Abandono Aprovação
1º ano EF 0,3% 31 reprovações 0,9% 91 abandonos 98,8% 9.927 aprovações
2º ano EF 0,5% 49 reprovações 0,4% 39 abandonos 99,1% 9.545 aprovações
3º ano EF 1,5% 153 reprovações 0,7% 72 abandonos 97,8% 9.954 aprovações
4º ano EF 15,3% 1.824 reprovações 1,2% 144 abandonos 83,5% 9.951 aprovações
5º ano EF 9,8% 1.107 reprovações 1,0% 113 abandonos 89,2% 10.075 aprovações
Anos Finais Reprovação Abandono Aprovação
6º ano EF 24,3% 3.327 reprovações 3,6% 493 abandonos 72,1% 9.870 aprovações
7º ano EF 18,4% 2.242 reprovações 2,9% 354 abandonos 78,7% 9.588 aprovações
8º ano EF 11,4% 1.190 reprovações 2,6% 272 abandonos 86,0% 8.974 aprovações
9º ano EF 9,8% 965 reprovações 2,5% 247 abandonos 87,7% 8.632 aprovações
Ensino Médio Reprovação Abandono Aprovação
1º ano EM 20,9% 2.284 reprovações 9,7% 1.060 abandonos 69,4% 7.584 aprovações
2º ano EM 13,7% 1.141 reprovações 6,1% 508 abandonos 80,2% 6.676 aprovações
3º ano EM 10,8% 816 reprovações 5,4% 408 abandonos 83,8% 6.329 aprovações

Fonte: Censo Escolar 2018, Inep. Classificação não oficial.

Acima de 5%

A situação indica a necessidade de definir estratégias para conter o avanço da evasão escolar.

Acima de 15%

A situação indica que é preciso intervir no trabalho pedagógico o mais rápido possível, pois muitos estudantes poderão ficar fora da escola. Índices altos de reprovação ou abandono escolar também podem aumentar a distorção idade-série.

Ajuda e Conhecimento

Rendimento Escolar

Ao final de um ano letivo, alunos matriculados em escolas públicas brasileiras podem ser aprovados, reprovados ou abandonar os estudos. A soma da quantidade de alunos que se encontram em cada um destas situações constituem a Taxas de Rendimento:

Aprovação + Reprovação + Abandono = 100%

Saiba mais

Distorção Idade-Série

Quando o aluno reprova ou abandona os estudos por dois anos ou mais, durante a trajetória de escolarização, ele acaba repetindo uma mesma série. leia mais.

Nesta situação, ele dá continuidade aos estudos, mas com defasem em relação à idade considerada adequada para cada ano de estudo, de acordo com o que propõe a legislação educacional do país. Trata-se de um aluno que será contabilizado na situação de distorção idade-série.

Entenda melhor a relação das taxas de rendimento com a distorção idade-série.

Quer dados de distorção idade-série no QEdu? Vote nesta idéia

Progressão Continuada

A progressão continuada é uma forma de organização escolar que visa a garantir o acesso e a permanência do aluno à escola. leia mais.

Uma de suas características é composição do ensino por ciclos de aprendizagem, que pressupõem a não-reprovação ou repetência do aluno por um período que pode variar entre dois e quatro anos.

É uma prática que poissibilita o combate à evasão escolar, à distorção idade-série e a prevenção da repetência. Ela vem sendo adotada em redes de educação de estados e municípios, mas é um assunto polêmico em alguns contextos. Saiba mais sobre este conceito.

Saiba mais sobre este conceito.

Materiais Complementares

Download dos Dados

Baixe as planilhas de taxas de rendimento das escolas de Natal

Escolas - Natal
Anos Iniciais
Escolas - Natal
Anos Finais
Escolas - Natal
Ensino Médio

Notas Técnicas

Os dados de Taxa de Rendimento foram obtidos diretamente de planilhas divulgadas pelo INEP na página de Indicadores Educacionais

O INEP divulga apenas as porcentagens.
Os valores absolutos (número de alunos) foram calculados pela Meritt a partir das matrículas do Censo Escolar 2018.

Portanto, os dados absolutos devem ser considerados como valores aproximados, principalmente por que alguns alunos podem possuir matrículas duplicadas no Censo Escolar.

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