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Taxas de Rendimento (2018)

Conheça a proporção de alunos com reprovação ou abandono em 2018 segundo indicadores do INEP.

! Conheça o conceito de Taxas de Rendimento

2018
Urbanas e rurais
Etapa Escolar Reprovação Abandono Aprovação
Anos Iniciais 7,3% 134 reprovações 1,5% 28 abandonos 91,2% 1.665 aprovações
Anos Finais 15,2% 243 reprovações 4,1% 66 abandonos 80,8% 1.291 aprovações
Ensino Médio 12,6% 79 reprovações 18,5% 116 abandonos 68,9% 431 aprovações

Detalhamento por ano escolar

Anos Iniciais Reprovação Abandono Aprovação
1º ano EF 2,1% 9 reprovações 2,4% 10 abandonos 95,5% 374 aprovações
2º ano EF 0,0% nenhuma reprovação 1,5% 5 abandonos 98,5% 326 aprovações
3º ano EF 0,6% 2 reprovações 0,3% 1 abandono 99,1% 331 aprovações
4º ano EF 18,2% 71 reprovações 1,6% 7 abandonos 80,2% 313 aprovações
5º ano EF 13,7% 53 reprovações 1,6% 7 abandonos 84,7% 324 aprovações
Anos Finais Reprovação Abandono Aprovação
6º ano EF 21,7% 109 reprovações 4,0% 20 abandonos 74,3% 371 aprovações
7º ano EF 18,3% 83 reprovações 4,7% 22 abandonos 77,0% 346 aprovações
8º ano EF 10,3% 38 reprovações 3,8% 14 abandonos 85,9% 312 aprovações
9º ano EF 5,1% 15 reprovações 3,6% 11 abandonos 91,3% 263 aprovações
Ensino Médio Reprovação Abandono Aprovação
1º ano EM 21,1% 60 reprovações 24,6% 70 abandonos 54,3% 153 aprovações
2º ano EM 9,0% 18 reprovações 18,0% 35 abandonos 73,0% 139 aprovações
3º ano EM 1,3% 2 reprovações 7,9% 13 abandonos 90,8% 139 aprovações

Fonte: Censo Escolar 2018, Inep. Classificação não oficial.

Acima de 5%

A situação indica a necessidade de definir estratégias para conter o avanço da evasão escolar.

Acima de 15%

A situação indica que é preciso intervir no trabalho pedagógico o mais rápido possível, pois muitos estudantes poderão ficar fora da escola. Índices altos de reprovação ou abandono escolar também podem aumentar a distorção idade-série.

Ajuda e Conhecimento

Rendimento Escolar

Ao final de um ano letivo, alunos matriculados em escolas públicas brasileiras podem ser aprovados, reprovados ou abandonar os estudos. A soma da quantidade de alunos que se encontram em cada um destas situações constituem a Taxas de Rendimento:

Aprovação + Reprovação + Abandono = 100%

Saiba mais

Distorção Idade-Série

Quando o aluno reprova ou abandona os estudos por dois anos ou mais, durante a trajetória de escolarização, ele acaba repetindo uma mesma série. leia mais.

Nesta situação, ele dá continuidade aos estudos, mas com defasem em relação à idade considerada adequada para cada ano de estudo, de acordo com o que propõe a legislação educacional do país. Trata-se de um aluno que será contabilizado na situação de distorção idade-série.

Entenda melhor a relação das taxas de rendimento com a distorção idade-série.

Quer dados de distorção idade-série no QEdu? Vote nesta idéia

Progressão Continuada

A progressão continuada é uma forma de organização escolar que visa a garantir o acesso e a permanência do aluno à escola. leia mais.

Uma de suas características é composição do ensino por ciclos de aprendizagem, que pressupõem a não-reprovação ou repetência do aluno por um período que pode variar entre dois e quatro anos.

É uma prática que poissibilita o combate à evasão escolar, à distorção idade-série e a prevenção da repetência. Ela vem sendo adotada em redes de educação de estados e municípios, mas é um assunto polêmico em alguns contextos. Saiba mais sobre este conceito.

Saiba mais sobre este conceito.

Materiais Complementares

Download dos Dados

Baixe as planilhas de taxas de rendimento das escolas de São Miguel

Escolas - São Miguel
Anos Iniciais
Escolas - São Miguel
Anos Finais
Escolas - São Miguel
Ensino Médio

Notas Técnicas

Os dados de Taxa de Rendimento foram obtidos diretamente de planilhas divulgadas pelo INEP na página de Indicadores Educacionais

O INEP divulga apenas as porcentagens.
Os valores absolutos (número de alunos) foram calculados pela Meritt a partir das matrículas do Censo Escolar 2018.

Portanto, os dados absolutos devem ser considerados como valores aproximados, principalmente por que alguns alunos podem possuir matrículas duplicadas no Censo Escolar.

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