Conheça a proporção de alunos com reprovação ou abandono em 2018 segundo indicadores do INEP.
Etapa Escolar | Reprovação | Abandono | Aprovação |
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Anos Iniciais | 3,5% 138 reprovações | 0,4% 15 abandonos | 96,1% 3.788 aprovações |
Anos Finais | 6,6% 196 reprovações | 1,5% 45 abandonos | 91,9% 2.701 aprovações |
Ensino Médio | 8,7% 155 reprovações | 6,9% 123 abandonos | 84,5% 1.504 aprovações |
Anos Iniciais | Reprovação | Abandono | Aprovação |
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1º ano EF | 0,0% nenhuma reprovação | 0,6% 5 abandonos | 99,4% 726 aprovações |
2º ano EF | 0,1% 1 reprovação | 0,3% 3 abandonos | 99,6% 719 aprovações |
3º ano EF | 1,6% 13 reprovações | 0,4% 4 abandonos | 98,0% 738 aprovações |
4º ano EF | 7,6% 66 reprovações | 0,2% 2 abandonos | 92,2% 797 aprovações |
5º ano EF | 6,8% 60 reprovações | 0,4% 4 abandonos | 92,8% 810 aprovações |
Anos Finais | Reprovação | Abandono | Aprovação |
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6º ano EF | 10,6% 89 reprovações | 0,8% 7 abandonos | 88,6% 738 aprovações |
7º ano EF | 6,9% 53 reprovações | 0,8% 7 abandonos | 92,3% 696 aprovações |
8º ano EF | 5,7% 40 reprovações | 1,9% 14 abandonos | 92,4% 645 aprovações |
9º ano EF | 2,3% 16 reprovações | 2,8% 19 abandonos | 94,9% 623 aprovações |
Ensino Médio | Reprovação | Abandono | Aprovação |
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1º ano EM | 8,7% 62 reprovações | 9,9% 71 abandonos | 81,4% 580 aprovações |
2º ano EM | 9,1% 48 reprovações | 6,3% 34 abandonos | 84,6% 445 aprovações |
3º ano EM | 8,2% 45 reprovações | 3,4% 19 abandonos | 88,4% 480 aprovações |
Fonte: Censo Escolar 2018, Inep. Classificação não oficial.
A situação indica a necessidade de definir estratégias para conter o avanço da evasão escolar.
A situação indica que é preciso intervir no trabalho pedagógico o mais rápido possível, pois muitos estudantes poderão ficar fora da escola. Índices altos de reprovação ou abandono escolar também podem aumentar a distorção idade-série.
Baixe as planilhas de taxas de rendimento das escolas de Rosário
Os dados de Taxa de Rendimento foram obtidos diretamente de planilhas divulgadas pelo INEP na página de Indicadores Educacionais
O INEP divulga apenas as porcentagens.
Os valores absolutos (número de alunos) foram calculados pela Meritt a partir das matrículas do Censo Escolar 2018.
Portanto, os dados absolutos devem ser considerados como valores aproximados, principalmente por que alguns alunos podem possuir matrículas duplicadas no Censo Escolar.
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