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Taxas de Rendimento (2018)

Conheça a proporção de alunos com reprovação ou abandono em 2018 segundo indicadores do INEP.

! Conheça o conceito de Taxas de Rendimento

2018
Urbanas e rurais
Etapa Escolar Reprovação Abandono Aprovação
Anos Iniciais 2,0% 1.165 reprovações 0,2% 96 abandonos 97,9% 58.203 aprovações
Anos Finais 9,2% 4.428 reprovações 1,5% 696 abandonos 89,3% 42.780 aprovações
Ensino Médio 10,3% 3.340 reprovações 8,4% 2.723 abandonos 81,4% 26.484 aprovações

Detalhamento por ano escolar

Anos Iniciais Reprovação Abandono Aprovação
1º ano EF 0,7% 83 reprovações 0,1% 12 abandonos 99,2% 11.695 aprovações
2º ano EF 0,7% 81 reprovações 0,1% 12 abandonos 99,2% 11.347 aprovações
3º ano EF 4,1% 501 reprovações 0,2% 25 abandonos 95,7% 11.691 aprovações
4º ano EF 1,7% 212 reprovações 0,2% 25 abandonos 98,1% 12.217 aprovações
5º ano EF 2,5% 290 reprovações 0,2% 24 abandonos 97,3% 11.254 aprovações
Anos Finais Reprovação Abandono Aprovação
6º ano EF 11,0% 1.372 reprovações 1,5% 188 abandonos 87,5% 10.911 aprovações
7º ano EF 9,4% 1.173 reprovações 1,5% 188 abandonos 89,1% 11.118 aprovações
8º ano EF 11,5% 1.341 reprovações 1,4% 164 abandonos 87,1% 10.155 aprovações
9º ano EF 4,8% 543 reprovações 1,4% 159 abandonos 93,8% 10.598 aprovações
Ensino Médio Reprovação Abandono Aprovação
1º ano EM 15,2% 1.842 reprovações 10,8% 1.309 abandonos 74,0% 8.963 aprovações
2º ano EM 10,0% 1.053 reprovações 7,6% 801 abandonos 82,4% 8.676 aprovações
3º ano EM 4,5% 446 reprovações 6,2% 615 abandonos 89,3% 8.845 aprovações

Fonte: Censo Escolar 2018, Inep. Classificação não oficial.

Acima de 5%

A situação indica a necessidade de definir estratégias para conter o avanço da evasão escolar.

Acima de 15%

A situação indica que é preciso intervir no trabalho pedagógico o mais rápido possível, pois muitos estudantes poderão ficar fora da escola. Índices altos de reprovação ou abandono escolar também podem aumentar a distorção idade-série.

Ajuda e Conhecimento

Rendimento Escolar

Ao final de um ano letivo, alunos matriculados em escolas públicas brasileiras podem ser aprovados, reprovados ou abandonar os estudos. A soma da quantidade de alunos que se encontram em cada um destas situações constituem a Taxas de Rendimento:

Aprovação + Reprovação + Abandono = 100%

Saiba mais

Distorção Idade-Série

Quando o aluno reprova ou abandona os estudos por dois anos ou mais, durante a trajetória de escolarização, ele acaba repetindo uma mesma série. leia mais.

Nesta situação, ele dá continuidade aos estudos, mas com defasem em relação à idade considerada adequada para cada ano de estudo, de acordo com o que propõe a legislação educacional do país. Trata-se de um aluno que será contabilizado na situação de distorção idade-série.

Entenda melhor a relação das taxas de rendimento com a distorção idade-série.

Quer dados de distorção idade-série no QEdu? Vote nesta idéia

Progressão Continuada

A progressão continuada é uma forma de organização escolar que visa a garantir o acesso e a permanência do aluno à escola. leia mais.

Uma de suas características é composição do ensino por ciclos de aprendizagem, que pressupõem a não-reprovação ou repetência do aluno por um período que pode variar entre dois e quatro anos.

É uma prática que poissibilita o combate à evasão escolar, à distorção idade-série e a prevenção da repetência. Ela vem sendo adotada em redes de educação de estados e municípios, mas é um assunto polêmico em alguns contextos. Saiba mais sobre este conceito.

Saiba mais sobre este conceito.

Materiais Complementares

Download dos Dados

Baixe as planilhas de taxas de rendimento das escolas de Teresina

Escolas - Teresina
Anos Iniciais
Escolas - Teresina
Anos Finais
Escolas - Teresina
Ensino Médio

Notas Técnicas

Os dados de Taxa de Rendimento foram obtidos diretamente de planilhas divulgadas pelo INEP na página de Indicadores Educacionais

O INEP divulga apenas as porcentagens.
Os valores absolutos (número de alunos) foram calculados pela Meritt a partir das matrículas do Censo Escolar 2018.

Portanto, os dados absolutos devem ser considerados como valores aproximados, principalmente por que alguns alunos podem possuir matrículas duplicadas no Censo Escolar.

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