QEdu

Distribuição dos alunos por nível de proficiência

Podemos posicionar o aprendizado dos alunos em 4 níveis qualitativos de proficiência. O aprendizado adequado engloba os níveis proficiente e avançado

! Saiba como usar a página de proficiência

2013

Português 5º ano
38%
Sem dados
Português 9º ano.
Matemática 5º ano
24%
Sem dados
Matemática 9º ano.

2015

Português 5º ano
57%
Sem dados
Português 9º ano.
Matemática 5º ano
37%
Sem dados
Matemática 9º ano.

2017

Português 5º ano
56%
Sem dados
Português 9º ano.
Matemática 5º ano
35%
Sem dados
Matemática 9º ano.

Esmeraldo Santos Bessa (EM)

38%

2013

5º ano, Leitura e Interpretação (Português)

13%

Avançado (16 alunos*)Além da expectativa

25%

Proficiente (31 alunos*)Aprendizado esperado

41%

Básico (52 alunos*)Pouco aprendizado

21%

Insuficiente (26 alunos*)Quase nenhum aprendizado

Presença na Prova Brasil

De 126 alunos, 124 realizaram a Prova Brasil.

98% de taxa de participação.

Fonte: Prova Brasil 2013, Inep. Classificação não oficial.

Esmeraldo Santos Bessa (EM)

24%

2013

5º ano, Resolução de Problemas (Matemática)

7%

Avançado (9 alunos*)Além da expectativa

17%

Proficiente (22 alunos*)Aprendizado esperado

42%

Básico (53 alunos*)Pouco aprendizado

34%

Insuficiente (43 alunos*)Quase nenhum aprendizado

Presença na Prova Brasil

De 126 alunos, 124 realizaram a Prova Brasil.

98% de taxa de participação.

Fonte: Prova Brasil 2013, Inep. Classificação não oficial.

Esmeraldo Santos Bessa (EM)

57%

2015

5º ano, Leitura e Interpretação (Português)

17%

Avançado (20 alunos*)Além da expectativa

40%

Proficiente (48 alunos*)Aprendizado esperado

34%

Básico (41 alunos*)Pouco aprendizado

9%

Insuficiente (11 alunos*)Quase nenhum aprendizado

Presença na Prova Brasil

De 120 alunos, 113 realizaram a Prova Brasil.

94% de taxa de participação.

Fonte: Prova Brasil 2015, Inep. Classificação não oficial.

Esmeraldo Santos Bessa (EM)

37%

2015

5º ano, Resolução de Problemas (Matemática)

9%

Avançado (11 alunos*)Além da expectativa

28%

Proficiente (34 alunos*)Aprendizado esperado

40%

Básico (48 alunos*)Pouco aprendizado

23%

Insuficiente (28 alunos*)Quase nenhum aprendizado

Presença na Prova Brasil

De 120 alunos, 113 realizaram a Prova Brasil.

94% de taxa de participação.

Fonte: Prova Brasil 2015, Inep. Classificação não oficial.

Esmeraldo Santos Bessa (EM)

56%

2017

5º ano, Leitura e Interpretação (Português)

15%

Avançado (16 alunos*)Além da expectativa

41%

Proficiente (44 alunos*)Aprendizado esperado

35%

Básico (36 alunos*)Pouco aprendizado

9%

Insuficiente (9 alunos*)Quase nenhum aprendizado

Presença na Prova Brasil

De 105 alunos, 101 realizaram a Prova Brasil.

96% de taxa de participação.

Fonte: Prova Brasil 2017, Inep. Classificação não oficial.

Esmeraldo Santos Bessa (EM)

35%

2017

5º ano, Resolução de Problemas (Matemática)

5%

Avançado (5 alunos*)Além da expectativa

30%

Proficiente (31 alunos*)Aprendizado esperado

49%

Básico (52 alunos*)Pouco aprendizado

16%

Insuficiente (17 alunos*)Quase nenhum aprendizado

Presença na Prova Brasil

De 105 alunos, 101 realizaram a Prova Brasil.

96% de taxa de participação.

Fonte: Prova Brasil 2017, Inep. Classificação não oficial.

Legenda - Escala de Aprendizado

Avançado

Aprendizado além da expectativa. Recomenda-se para os alunos neste nível atividades desafiadoras.

Proficiente

Os alunos neste nível encontram-se preparados para continuar os estudos. Recomenda-se atividades de aprofundamento.

Básico

Os alunos neste nível precisam melhorar. Sugere-se atividades de reforço.

Insuficiente

Os alunos neste nível apresentaram pouquíssimo aprendizado. É necessário a recuperação de conteúdos.

Nota: Essa classificação qualitativa foi definida por Chico Soares com base na escala do SAEB. Essa classificação não é oficial.
Descubra mais ideias sobre educação em nosso Blog