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Taxas de Rendimento (2018)

Conheça a proporção de alunos com reprovação ou abandono em 2018 segundo indicadores do INEP.

! Conheça o conceito de Taxas de Rendimento

2018
Urbanas e rurais
Etapa Escolar Reprovação Abandono Aprovação
Anos Iniciais 6,9% 6.405 reprovações 1,5% 1.406 abandonos 91,5% 84.495 aprovações
Anos Finais 4,8% 3.135 reprovações 3,3% 2.155 abandonos 91,9% 60.053 aprovações
Ensino Médio 8,2% 3.008 reprovações 6,3% 2.303 abandonos 85,5% 31.258 aprovações

Detalhamento por ano escolar

Anos Iniciais Reprovação Abandono Aprovação
1º ano EF 0,2% 35 reprovações 1,4% 241 abandonos 98,4% 16.889 aprovações
2º ano EF 13,1% 2.478 reprovações 1,6% 303 abandonos 85,3% 16.134 aprovações
3º ano EF 9,6% 1.676 reprovações 1,5% 262 abandonos 88,9% 15.514 aprovações
4º ano EF 7,2% 1.413 reprovações 1,5% 295 abandonos 91,3% 17.913 aprovações
5º ano EF 4,2% 805 reprovações 1,6% 307 abandonos 94,2% 18.047 aprovações
Anos Finais Reprovação Abandono Aprovação
6º ano EF 4,9% 898 reprovações 3,3% 605 abandonos 91,8% 16.819 aprovações
7º ano EF 4,5% 764 reprovações 3,2% 543 abandonos 92,3% 15.656 aprovações
8º ano EF 4,5% 675 reprovações 3,0% 450 abandonos 92,5% 13.868 aprovações
9º ano EF 5,3% 799 reprovações 3,7% 558 abandonos 91,0% 13.711 aprovações
Ensino Médio Reprovação Abandono Aprovação
1º ano EM 11,0% 1.616 reprovações 7,9% 1.161 abandonos 81,1% 11.912 aprovações
2º ano EM 7,4% 854 reprovações 5,6% 647 abandonos 87,0% 10.038 aprovações
3º ano EM 5,2% 538 reprovações 4,8% 497 abandonos 90,0% 9.309 aprovações

Fonte: Censo Escolar 2018, Inep. Classificação não oficial.

Acima de 5%

A situação indica a necessidade de definir estratégias para conter o avanço da evasão escolar.

Acima de 15%

A situação indica que é preciso intervir no trabalho pedagógico o mais rápido possível, pois muitos estudantes poderão ficar fora da escola. Índices altos de reprovação ou abandono escolar também podem aumentar a distorção idade-série.

Ajuda e Conhecimento

Rendimento Escolar

Ao final de um ano letivo, alunos matriculados em escolas públicas brasileiras podem ser aprovados, reprovados ou abandonar os estudos. A soma da quantidade de alunos que se encontram em cada um destas situações constituem a Taxas de Rendimento:

Aprovação + Reprovação + Abandono = 100%

Saiba mais

Distorção Idade-Série

Quando o aluno reprova ou abandona os estudos por dois anos ou mais, durante a trajetória de escolarização, ele acaba repetindo uma mesma série. leia mais.

Nesta situação, ele dá continuidade aos estudos, mas com defasem em relação à idade considerada adequada para cada ano de estudo, de acordo com o que propõe a legislação educacional do país. Trata-se de um aluno que será contabilizado na situação de distorção idade-série.

Entenda melhor a relação das taxas de rendimento com a distorção idade-série.

Quer dados de distorção idade-série no QEdu? Vote nesta idéia

Progressão Continuada

A progressão continuada é uma forma de organização escolar que visa a garantir o acesso e a permanência do aluno à escola. leia mais.

Uma de suas características é composição do ensino por ciclos de aprendizagem, que pressupõem a não-reprovação ou repetência do aluno por um período que pode variar entre dois e quatro anos.

É uma prática que poissibilita o combate à evasão escolar, à distorção idade-série e a prevenção da repetência. Ela vem sendo adotada em redes de educação de estados e municípios, mas é um assunto polêmico em alguns contextos. Saiba mais sobre este conceito.

Saiba mais sobre este conceito.

Materiais Complementares

Download dos Dados

Baixe as planilhas de taxas de rendimento dos municípios de Acre

Municípios - Acre
Anos Iniciais
Municípios - Acre
Anos Finais
Municípios - Acre
Ensino Médio

Notas Técnicas

Os dados de Taxa de Rendimento foram obtidos diretamente de planilhas divulgadas pelo INEP na página de Indicadores Educacionais

O INEP divulga apenas as porcentagens.
Os valores absolutos (número de alunos) foram calculados pela Meritt a partir das matrículas do Censo Escolar 2018.

Portanto, os dados absolutos devem ser considerados como valores aproximados, principalmente por que alguns alunos podem possuir matrículas duplicadas no Censo Escolar.

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