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Taxas de Rendimento (2018)

Conheça a proporção de alunos com reprovação ou abandono em 2018 segundo indicadores do INEP.

! Conheça o conceito de Taxas de Rendimento

2018
Urbanas e rurais
Etapa Escolar Reprovação Abandono Aprovação
Anos Iniciais 5,4% 15.198 reprovações 0,3% 848 abandonos 94,3% 264.163 aprovações
Anos Finais 12,8% 28.414 reprovações 1,1% 2.524 abandonos 86,1% 190.916 aprovações
Ensino Médio 12,4% 12.862 reprovações 2,8% 2.941 abandonos 84,8% 88.126 aprovações

Detalhamento por ano escolar

Anos Iniciais Reprovação Abandono Aprovação
1º ano EF 1,2% 638 reprovações 0,3% 160 abandonos 98,5% 52.296 aprovações
2º ano EF 2,0% 1.072 reprovações 0,1% 54 abandonos 97,9% 52.434 aprovações
3º ano EF 10,9% 6.545 reprovações 0,3% 181 abandonos 88,8% 53.317 aprovações
4º ano EF 7,2% 4.154 reprovações 0,4% 231 abandonos 92,4% 53.309 aprovações
5º ano EF 5,0% 2.792 reprovações 0,4% 224 abandonos 94,6% 52.809 aprovações
Anos Finais Reprovação Abandono Aprovação
6º ano EF 15,6% 10.034 reprovações 1,3% 837 abandonos 83,1% 53.446 aprovações
7º ano EF 14,7% 8.681 reprovações 1,1% 650 abandonos 84,2% 49.724 aprovações
8º ano EF 12,1% 6.441 reprovações 1,1% 586 abandonos 86,8% 46.203 aprovações
9º ano EF 7,2% 3.259 reprovações 1,0% 453 abandonos 91,8% 41.544 aprovações
Ensino Médio Reprovação Abandono Aprovação
1º ano EM 18,9% 8.128 reprovações 3,6% 1.549 abandonos 77,5% 33.329 aprovações
2º ano EM 11,0% 3.610 reprovações 2,7% 887 abandonos 86,3% 28.321 aprovações
3º ano EM 4,0% 1.125 reprovações 1,8% 506 abandonos 94,2% 26.477 aprovações

Fonte: Censo Escolar 2018, Inep. Classificação não oficial.

Acima de 5%

A situação indica a necessidade de definir estratégias para conter o avanço da evasão escolar.

Acima de 15%

A situação indica que é preciso intervir no trabalho pedagógico o mais rápido possível, pois muitos estudantes poderão ficar fora da escola. Índices altos de reprovação ou abandono escolar também podem aumentar a distorção idade-série.

Ajuda e Conhecimento

Rendimento Escolar

Ao final de um ano letivo, alunos matriculados em escolas públicas brasileiras podem ser aprovados, reprovados ou abandonar os estudos. A soma da quantidade de alunos que se encontram em cada um destas situações constituem a Taxas de Rendimento:

Aprovação + Reprovação + Abandono = 100%

Saiba mais

Distorção Idade-Série

Quando o aluno reprova ou abandona os estudos por dois anos ou mais, durante a trajetória de escolarização, ele acaba repetindo uma mesma série. leia mais.

Nesta situação, ele dá continuidade aos estudos, mas com defasem em relação à idade considerada adequada para cada ano de estudo, de acordo com o que propõe a legislação educacional do país. Trata-se de um aluno que será contabilizado na situação de distorção idade-série.

Entenda melhor a relação das taxas de rendimento com a distorção idade-série.

Quer dados de distorção idade-série no QEdu? Vote nesta idéia

Progressão Continuada

A progressão continuada é uma forma de organização escolar que visa a garantir o acesso e a permanência do aluno à escola. leia mais.

Uma de suas características é composição do ensino por ciclos de aprendizagem, que pressupõem a não-reprovação ou repetência do aluno por um período que pode variar entre dois e quatro anos.

É uma prática que poissibilita o combate à evasão escolar, à distorção idade-série e a prevenção da repetência. Ela vem sendo adotada em redes de educação de estados e municípios, mas é um assunto polêmico em alguns contextos. Saiba mais sobre este conceito.

Saiba mais sobre este conceito.

Materiais Complementares

Download dos Dados

Baixe as planilhas de taxas de rendimento dos municípios de Espírito Santo

Municípios - Espírito Santo
Anos Iniciais
Municípios - Espírito Santo
Anos Finais
Municípios - Espírito Santo
Ensino Médio

Notas Técnicas

Os dados de Taxa de Rendimento foram obtidos diretamente de planilhas divulgadas pelo INEP na página de Indicadores Educacionais

O INEP divulga apenas as porcentagens.
Os valores absolutos (número de alunos) foram calculados pela Meritt a partir das matrículas do Censo Escolar 2018.

Portanto, os dados absolutos devem ser considerados como valores aproximados, principalmente por que alguns alunos podem possuir matrículas duplicadas no Censo Escolar.

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