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Taxas de Rendimento (2018)

Conheça a proporção de alunos com reprovação ou abandono em 2018 segundo indicadores do INEP.

! Conheça o conceito de Taxas de Rendimento

2018
Urbanas e rurais
Etapa Escolar Reprovação Abandono Aprovação
Anos Iniciais 1,6% 4.059 reprovações 0,2% 470 abandonos 98,3% 257.222 aprovações
Anos Finais 3,1% 6.507 reprovações 1,1% 2.283 abandonos 95,8% 201.075 aprovações
Ensino Médio 15,0% 18.658 reprovações 9,3% 11.590 abandonos 75,8% 94.515 aprovações

Detalhamento por ano escolar

Anos Iniciais Reprovação Abandono Aprovação
1º ano EF 0,3% 157 reprovações 0,2% 105 abandonos 99,5% 51.844 aprovações
2º ano EF 0,5% 256 reprovações 0,2% 103 abandonos 99,3% 50.666 aprovações
3º ano EF 3,3% 1.733 reprovações 0,2% 105 abandonos 96,5% 50.651 aprovações
4º ano EF 2,1% 1.131 reprovações 0,1% 54 abandonos 97,8% 52.629 aprovações
5º ano EF 1,5% 785 reprovações 0,2% 105 abandonos 98,3% 51.434 aprovações
Anos Finais Reprovação Abandono Aprovação
6º ano EF 2,9% 1.558 reprovações 0,5% 269 abandonos 96,6% 51.867 aprovações
7º ano EF 1,6% 866 reprovações 0,9% 487 abandonos 97,5% 52.755 aprovações
8º ano EF 1,2% 623 reprovações 1,3% 675 abandonos 97,5% 50.617 aprovações
9º ano EF 6,9% 3.461 reprovações 1,7% 853 abandonos 91,4% 45.838 aprovações
Ensino Médio Reprovação Abandono Aprovação
1º ano EM 20,6% 11.686 reprovações 12,1% 6.864 abandonos 67,3% 38.178 aprovações
2º ano EM 12,6% 4.767 reprovações 7,7% 2.913 abandonos 79,7% 30.149 aprovações
3º ano EM 7,3% 2.206 reprovações 6,0% 1.813 abandonos 86,7% 26.190 aprovações

Fonte: Censo Escolar 2018, Inep. Classificação não oficial.

Acima de 5%

A situação indica a necessidade de definir estratégias para conter o avanço da evasão escolar.

Acima de 15%

A situação indica que é preciso intervir no trabalho pedagógico o mais rápido possível, pois muitos estudantes poderão ficar fora da escola. Índices altos de reprovação ou abandono escolar também podem aumentar a distorção idade-série.

Ajuda e Conhecimento

Rendimento Escolar

Ao final de um ano letivo, alunos matriculados em escolas públicas brasileiras podem ser aprovados, reprovados ou abandonar os estudos. A soma da quantidade de alunos que se encontram em cada um destas situações constituem a Taxas de Rendimento:

Aprovação + Reprovação + Abandono = 100%

Saiba mais

Distorção Idade-Série

Quando o aluno reprova ou abandona os estudos por dois anos ou mais, durante a trajetória de escolarização, ele acaba repetindo uma mesma série. leia mais.

Nesta situação, ele dá continuidade aos estudos, mas com defasem em relação à idade considerada adequada para cada ano de estudo, de acordo com o que propõe a legislação educacional do país. Trata-se de um aluno que será contabilizado na situação de distorção idade-série.

Entenda melhor a relação das taxas de rendimento com a distorção idade-série.

Quer dados de distorção idade-série no QEdu? Vote nesta idéia

Progressão Continuada

A progressão continuada é uma forma de organização escolar que visa a garantir o acesso e a permanência do aluno à escola. leia mais.

Uma de suas características é composição do ensino por ciclos de aprendizagem, que pressupõem a não-reprovação ou repetência do aluno por um período que pode variar entre dois e quatro anos.

É uma prática que poissibilita o combate à evasão escolar, à distorção idade-série e a prevenção da repetência. Ela vem sendo adotada em redes de educação de estados e municípios, mas é um assunto polêmico em alguns contextos. Saiba mais sobre este conceito.

Saiba mais sobre este conceito.

Materiais Complementares

Download dos Dados

Baixe as planilhas de taxas de rendimento dos municípios de Mato Grosso

Municípios - Mato Grosso
Anos Iniciais
Municípios - Mato Grosso
Anos Finais
Municípios - Mato Grosso
Ensino Médio

Notas Técnicas

Os dados de Taxa de Rendimento foram obtidos diretamente de planilhas divulgadas pelo INEP na página de Indicadores Educacionais

O INEP divulga apenas as porcentagens.
Os valores absolutos (número de alunos) foram calculados pela Meritt a partir das matrículas do Censo Escolar 2018.

Portanto, os dados absolutos devem ser considerados como valores aproximados, principalmente por que alguns alunos podem possuir matrículas duplicadas no Censo Escolar.

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