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Taxas de Rendimento (2018)

Conheça a proporção de alunos com reprovação ou abandono em 2018 segundo indicadores do INEP.

! Conheça o conceito de Taxas de Rendimento

2018
Urbanas e rurais
Etapa Escolar Reprovação Abandono Aprovação
Anos Iniciais 8,5% 19.931 reprovações 0,5% 1.163 abandonos 91,0% 212.865 aprovações
Anos Finais 10,7% 18.233 reprovações 2,4% 4.066 abandonos 86,9% 147.859 aprovações
Ensino Médio 12,2% 11.246 reprovações 7,5% 6.914 abandonos 80,3% 73.935 aprovações

Detalhamento por ano escolar

Anos Iniciais Reprovação Abandono Aprovação
1º ano EF 1,1% 495 reprovações 0,4% 180 abandonos 98,5% 44.297 aprovações
2º ano EF 13,0% 6.428 reprovações 0,4% 198 abandonos 86,6% 42.818 aprovações
3º ano EF 11,8% 5.659 reprovações 0,4% 192 abandonos 87,8% 42.106 aprovações
4º ano EF 9,7% 4.507 reprovações 0,5% 233 abandonos 89,8% 41.724 aprovações
5º ano EF 6,3% 2.843 reprovações 0,8% 361 abandonos 92,9% 41.922 aprovações
Anos Finais Reprovação Abandono Aprovação
6º ano EF 13,3% 6.019 reprovações 1,9% 860 abandonos 84,8% 38.372 aprovações
7º ano EF 11,2% 4.904 reprovações 2,7% 1.183 abandonos 86,1% 37.699 aprovações
8º ano EF 10,0% 4.105 reprovações 2,0% 821 abandonos 88,0% 36.121 aprovações
9º ano EF 8,0% 3.207 reprovações 3,0% 1.203 abandonos 89,0% 35.669 aprovações
Ensino Médio Reprovação Abandono Aprovação
1º ano EM 16,5% 6.208 reprovações 9,3% 3.499 abandonos 74,2% 27.914 aprovações
2º ano EM 10,8% 3.348 reprovações 6,7% 2.077 abandonos 82,5% 25.575 aprovações
3º ano EM 7,2% 1.691 reprovações 5,7% 1.339 abandonos 87,1% 20.447 aprovações

Fonte: Censo Escolar 2018, Inep. Classificação não oficial.

Acima de 5%

A situação indica a necessidade de definir estratégias para conter o avanço da evasão escolar.

Acima de 15%

A situação indica que é preciso intervir no trabalho pedagógico o mais rápido possível, pois muitos estudantes poderão ficar fora da escola. Índices altos de reprovação ou abandono escolar também podem aumentar a distorção idade-série.

Ajuda e Conhecimento

Rendimento Escolar

Ao final de um ano letivo, alunos matriculados em escolas públicas brasileiras podem ser aprovados, reprovados ou abandonar os estudos. A soma da quantidade de alunos que se encontram em cada um destas situações constituem a Taxas de Rendimento:

Aprovação + Reprovação + Abandono = 100%

Saiba mais

Distorção Idade-Série

Quando o aluno reprova ou abandona os estudos por dois anos ou mais, durante a trajetória de escolarização, ele acaba repetindo uma mesma série. leia mais.

Nesta situação, ele dá continuidade aos estudos, mas com defasem em relação à idade considerada adequada para cada ano de estudo, de acordo com o que propõe a legislação educacional do país. Trata-se de um aluno que será contabilizado na situação de distorção idade-série.

Entenda melhor a relação das taxas de rendimento com a distorção idade-série.

Quer dados de distorção idade-série no QEdu? Vote nesta idéia

Progressão Continuada

A progressão continuada é uma forma de organização escolar que visa a garantir o acesso e a permanência do aluno à escola. leia mais.

Uma de suas características é composição do ensino por ciclos de aprendizagem, que pressupõem a não-reprovação ou repetência do aluno por um período que pode variar entre dois e quatro anos.

É uma prática que poissibilita o combate à evasão escolar, à distorção idade-série e a prevenção da repetência. Ela vem sendo adotada em redes de educação de estados e municípios, mas é um assunto polêmico em alguns contextos. Saiba mais sobre este conceito.

Saiba mais sobre este conceito.

Materiais Complementares

Download dos Dados

Baixe as planilhas de taxas de rendimento dos municípios de Mato Grosso do Sul

Municípios - Mato Grosso do Sul
Anos Iniciais
Municípios - Mato Grosso do Sul
Anos Finais
Municípios - Mato Grosso do Sul
Ensino Médio

Notas Técnicas

Os dados de Taxa de Rendimento foram obtidos diretamente de planilhas divulgadas pelo INEP na página de Indicadores Educacionais

O INEP divulga apenas as porcentagens.
Os valores absolutos (número de alunos) foram calculados pela Meritt a partir das matrículas do Censo Escolar 2018.

Portanto, os dados absolutos devem ser considerados como valores aproximados, principalmente por que alguns alunos podem possuir matrículas duplicadas no Censo Escolar.

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