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Taxas de Rendimento (2020)

Conheça a proporção de alunos com reprovação ou abandono em 2020 segundo indicadores do INEP.

! Conheça o conceito de Taxas de Rendimento

2020
Urbanas e rurais
Etapa Escolar Reprovação Abandono Aprovação
Anos Iniciais 1,0% 7.898 reprovações 0,2% 1.241 abandonos 98,8% 761.555 aprovações
Anos Finais 2,2% 14.020 reprovações 1,1% 6.848 abandonos 96,7% 616.419 aprovações
Ensino Médio 4,5% 16.463 reprovações 3,1% 11.575 abandonos 92,4% 341.356 aprovações

Detalhamento por ano escolar

Anos Iniciais Reprovação Abandono Aprovação
1º ano EF 0,7% 1.110 reprovações 0,2% 317 abandonos 99,1% 157.049 aprovações
2º ano EF 1,6% 2.546 reprovações 0,2% 319 abandonos 98,2% 156.230 aprovações
3º ano EF 1,4% 2.136 reprovações 0,2% 306 abandonos 98,4% 150.082 aprovações
4º ano EF 0,8% 1.217 reprovações 0,1% 153 abandonos 99,1% 150.734 aprovações
5º ano EF 0,6% 892 reprovações 0,1% 149 abandonos 99,3% 147.462 aprovações
Anos Finais Reprovação Abandono Aprovação
6º ano EF 2,0% 3.255 reprovações 1,0% 1.628 abandonos 97,0% 157.846 aprovações
7º ano EF 2,3% 3.761 reprovações 1,1% 1.799 abandonos 96,6% 157.940 aprovações
8º ano EF 2,3% 3.700 reprovações 1,1% 1.770 abandonos 96,6% 155.376 aprovações
9º ano EF 2,2% 3.305 reprovações 1,1% 1.653 abandonos 96,7% 145.259 aprovações
Ensino Médio Reprovação Abandono Aprovação
1º ano EM 5,7% 7.749 reprovações 3,5% 4.758 abandonos 90,8% 123.430 aprovações
2º ano EM 4,2% 5.225 reprovações 3,2% 3.981 abandonos 92,6% 115.197 aprovações
3º ano EM 3,2% 3.490 reprovações 2,6% 2.836 abandonos 94,2% 102.730 aprovações

Fonte: Censo Escolar 2020, Inep. Classificação não oficial.

Acima de 5%

A situação indica a necessidade de definir estratégias para conter o avanço da evasão escolar.

Acima de 15%

A situação indica que é preciso intervir no trabalho pedagógico o mais rápido possível, pois muitos estudantes poderão ficar fora da escola. Índices altos de reprovação ou abandono escolar também podem aumentar a distorção idade-série.

Ajuda e Conhecimento

Rendimento Escolar

Ao final de um ano letivo, alunos matriculados em escolas públicas brasileiras podem ser aprovados, reprovados ou abandonar os estudos. A soma da quantidade de alunos que se encontram em cada um destas situações constituem a Taxas de Rendimento:

Aprovação + Reprovação + Abandono = 100%

Saiba mais

Distorção Idade-Série

Quando o aluno reprova ou abandona os estudos por dois anos ou mais, durante a trajetória de escolarização, ele acaba repetindo uma mesma série. leia mais.

Nesta situação, ele dá continuidade aos estudos, mas com defasem em relação à idade considerada adequada para cada ano de estudo, de acordo com o que propõe a legislação educacional do país. Trata-se de um aluno que será contabilizado na situação de distorção idade-série.

Entenda melhor a relação das taxas de rendimento com a distorção idade-série.

Quer dados de distorção idade-série no QEdu? Vote nesta idéia

Progressão Continuada

A progressão continuada é uma forma de organização escolar que visa a garantir o acesso e a permanência do aluno à escola. leia mais.

Uma de suas características é composição do ensino por ciclos de aprendizagem, que pressupõem a não-reprovação ou repetência do aluno por um período que pode variar entre dois e quatro anos.

É uma prática que poissibilita o combate à evasão escolar, à distorção idade-série e a prevenção da repetência. Ela vem sendo adotada em redes de educação de estados e municípios, mas é um assunto polêmico em alguns contextos. Saiba mais sobre este conceito.

Saiba mais sobre este conceito.

Materiais Complementares

Download dos Dados

Baixe as planilhas de taxas de rendimento dos municípios de Paraná

Municípios - Paraná
Anos Iniciais
Municípios - Paraná
Anos Finais
Municípios - Paraná
Ensino Médio

Notas Técnicas

Os dados de Taxa de Rendimento foram obtidos diretamente de planilhas divulgadas pelo INEP na página de Indicadores Educacionais

O INEP divulga apenas as porcentagens.
Os valores absolutos (número de alunos) foram calculados pela Meritt a partir das matrículas do Censo Escolar 2020.

Portanto, os dados absolutos devem ser considerados como valores aproximados, principalmente por que alguns alunos podem possuir matrículas duplicadas no Censo Escolar.

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