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Taxas de Rendimento (2018)

Conheça a proporção de alunos com reprovação ou abandono em 2018 segundo indicadores do INEP.

! Conheça o conceito de Taxas de Rendimento

2018
Urbanas e rurais
Etapa Escolar Reprovação Abandono Aprovação
Anos Iniciais 8,0% 21.689 reprovações 0,9% 2.549 abandonos 91,1% 248.402 aprovações
Anos Finais 11,6% 24.119 reprovações 3,0% 6.130 abandonos 85,4% 177.240 aprovações
Ensino Médio 8,8% 9.990 reprovações 8,9% 10.177 abandonos 82,3% 93.667 aprovações

Detalhamento por ano escolar

Anos Iniciais Reprovação Abandono Aprovação
1º ano EF 1,8% 887 reprovações 0,7% 345 abandonos 97,5% 47.999 aprovações
2º ano EF 3,0% 1.499 reprovações 0,6% 300 abandonos 96,4% 48.157 aprovações
3º ano EF 12,6% 7.305 reprovações 0,9% 522 abandonos 86,5% 50.145 aprovações
4º ano EF 11,9% 7.051 reprovações 1,1% 652 abandonos 87,0% 51.548 aprovações
5º ano EF 8,8% 4.949 reprovações 1,3% 732 abandonos 89,9% 50.556 aprovações
Anos Finais Reprovação Abandono Aprovação
6º ano EF 16,5% 10.068 reprovações 3,1% 1.892 abandonos 80,4% 49.059 aprovações
7º ano EF 12,6% 6.831 reprovações 2,8% 1.518 abandonos 84,6% 45.862 aprovações
8º ano EF 9,9% 4.728 reprovações 2,9% 1.385 abandonos 87,2% 41.642 aprovações
9º ano EF 5,6% 2.493 reprovações 3,0% 1.336 abandonos 91,4% 40.678 aprovações
Ensino Médio Reprovação Abandono Aprovação
1º ano EM 13,9% 5.975 reprovações 12,4% 5.330 abandonos 73,7% 31.678 aprovações
2º ano EM 7,6% 2.784 reprovações 8,0% 2.930 abandonos 84,4% 30.907 aprovações
3º ano EM 3,6% 1.233 reprovações 5,6% 1.917 abandonos 90,8% 31.083 aprovações

Fonte: Censo Escolar 2018, Inep. Classificação não oficial.

Acima de 5%

A situação indica a necessidade de definir estratégias para conter o avanço da evasão escolar.

Acima de 15%

A situação indica que é preciso intervir no trabalho pedagógico o mais rápido possível, pois muitos estudantes poderão ficar fora da escola. Índices altos de reprovação ou abandono escolar também podem aumentar a distorção idade-série.

Ajuda e Conhecimento

Rendimento Escolar

Ao final de um ano letivo, alunos matriculados em escolas públicas brasileiras podem ser aprovados, reprovados ou abandonar os estudos. A soma da quantidade de alunos que se encontram em cada um destas situações constituem a Taxas de Rendimento:

Aprovação + Reprovação + Abandono = 100%

Saiba mais

Distorção Idade-Série

Quando o aluno reprova ou abandona os estudos por dois anos ou mais, durante a trajetória de escolarização, ele acaba repetindo uma mesma série. leia mais.

Nesta situação, ele dá continuidade aos estudos, mas com defasem em relação à idade considerada adequada para cada ano de estudo, de acordo com o que propõe a legislação educacional do país. Trata-se de um aluno que será contabilizado na situação de distorção idade-série.

Entenda melhor a relação das taxas de rendimento com a distorção idade-série.

Quer dados de distorção idade-série no QEdu? Vote nesta idéia

Progressão Continuada

A progressão continuada é uma forma de organização escolar que visa a garantir o acesso e a permanência do aluno à escola. leia mais.

Uma de suas características é composição do ensino por ciclos de aprendizagem, que pressupõem a não-reprovação ou repetência do aluno por um período que pode variar entre dois e quatro anos.

É uma prática que poissibilita o combate à evasão escolar, à distorção idade-série e a prevenção da repetência. Ela vem sendo adotada em redes de educação de estados e municípios, mas é um assunto polêmico em alguns contextos. Saiba mais sobre este conceito.

Saiba mais sobre este conceito.

Materiais Complementares

Download dos Dados

Baixe as planilhas de taxas de rendimento dos municípios de Piauí

Municípios - Piauí
Anos Iniciais
Municípios - Piauí
Anos Finais
Municípios - Piauí
Ensino Médio

Notas Técnicas

Os dados de Taxa de Rendimento foram obtidos diretamente de planilhas divulgadas pelo INEP na página de Indicadores Educacionais

O INEP divulga apenas as porcentagens.
Os valores absolutos (número de alunos) foram calculados pela Meritt a partir das matrículas do Censo Escolar 2018.

Portanto, os dados absolutos devem ser considerados como valores aproximados, principalmente por que alguns alunos podem possuir matrículas duplicadas no Censo Escolar.

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