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Taxas de Rendimento (2020)

Conheça a proporção de alunos com reprovação ou abandono em 2020 segundo indicadores do INEP.

! Conheça o conceito de Taxas de Rendimento

2020
Urbanas e rurais
Etapa Escolar Reprovação Abandono Aprovação
Anos Iniciais 0,5% 6.056 reprovações 1,6% 17.942 abandonos 97,9% 1.098.276 aprovações
Anos Finais 1,5% 13.049 reprovações 0,9% 7.357 abandonos 97,6% 825.320 aprovações
Ensino Médio 7,9% 42.343 reprovações 0,4% 2.238 abandonos 91,7% 492.216 aprovações

Detalhamento por ano escolar

Anos Iniciais Reprovação Abandono Aprovação
1º ano EF 1,0% 2.248 reprovações 2,7% 6.069 abandonos 96,3% 216.443 aprovações
2º ano EF 0,5% 1.091 reprovações 1,7% 3.707 abandonos 97,8% 213.233 aprovações
3º ano EF 0,4% 924 reprovações 1,4% 3.232 abandonos 98,2% 226.639 aprovações
4º ano EF 0,4% 913 reprovações 1,1% 2.509 abandonos 98,5% 224.625 aprovações
5º ano EF 0,4% 883 reprovações 1,1% 2.428 abandonos 98,5% 217.338 aprovações
Anos Finais Reprovação Abandono Aprovação
6º ano EF 1,5% 3.585 reprovações 1,2% 2.868 abandonos 97,3% 232.547 aprovações
7º ano EF 1,5% 3.174 reprovações 0,9% 1.905 abandonos 97,6% 206.522 aprovações
8º ano EF 1,5% 3.205 reprovações 0,7% 1.496 abandonos 97,8% 208.956 aprovações
9º ano EF 1,7% 3.085 reprovações 0,6% 1.089 abandonos 97,7% 177.297 aprovações
Ensino Médio Reprovação Abandono Aprovação
1º ano EM 10,6% 24.292 reprovações 0,5% 1.146 abandonos 88,9% 203.727 aprovações
2º ano EM 7,0% 11.783 reprovações 0,4% 674 abandonos 92,6% 155.864 aprovações
3º ano EM 4,5% 6.270 reprovações 0,3% 418 abandonos 95,2% 132.626 aprovações

Fonte: Censo Escolar 2020, Inep. Classificação não oficial.

Acima de 5%

A situação indica a necessidade de definir estratégias para conter o avanço da evasão escolar.

Acima de 15%

A situação indica que é preciso intervir no trabalho pedagógico o mais rápido possível, pois muitos estudantes poderão ficar fora da escola. Índices altos de reprovação ou abandono escolar também podem aumentar a distorção idade-série.

Ajuda e Conhecimento

Rendimento Escolar

Ao final de um ano letivo, alunos matriculados em escolas públicas brasileiras podem ser aprovados, reprovados ou abandonar os estudos. A soma da quantidade de alunos que se encontram em cada um destas situações constituem a Taxas de Rendimento:

Aprovação + Reprovação + Abandono = 100%

Saiba mais

Distorção Idade-Série

Quando o aluno reprova ou abandona os estudos por dois anos ou mais, durante a trajetória de escolarização, ele acaba repetindo uma mesma série. leia mais.

Nesta situação, ele dá continuidade aos estudos, mas com defasem em relação à idade considerada adequada para cada ano de estudo, de acordo com o que propõe a legislação educacional do país. Trata-se de um aluno que será contabilizado na situação de distorção idade-série.

Entenda melhor a relação das taxas de rendimento com a distorção idade-série.

Quer dados de distorção idade-série no QEdu? Vote nesta idéia

Progressão Continuada

A progressão continuada é uma forma de organização escolar que visa a garantir o acesso e a permanência do aluno à escola. leia mais.

Uma de suas características é composição do ensino por ciclos de aprendizagem, que pressupõem a não-reprovação ou repetência do aluno por um período que pode variar entre dois e quatro anos.

É uma prática que poissibilita o combate à evasão escolar, à distorção idade-série e a prevenção da repetência. Ela vem sendo adotada em redes de educação de estados e municípios, mas é um assunto polêmico em alguns contextos. Saiba mais sobre este conceito.

Saiba mais sobre este conceito.

Materiais Complementares

Download dos Dados

Baixe as planilhas de taxas de rendimento dos municípios de Rio de Janeiro

Municípios - Rio de Janeiro
Anos Iniciais
Municípios - Rio de Janeiro
Anos Finais
Municípios - Rio de Janeiro
Ensino Médio

Notas Técnicas

Os dados de Taxa de Rendimento foram obtidos diretamente de planilhas divulgadas pelo INEP na página de Indicadores Educacionais

O INEP divulga apenas as porcentagens.
Os valores absolutos (número de alunos) foram calculados pela Meritt a partir das matrículas do Censo Escolar 2020.

Portanto, os dados absolutos devem ser considerados como valores aproximados, principalmente por que alguns alunos podem possuir matrículas duplicadas no Censo Escolar.

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