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Taxas de Rendimento (2018)

Conheça a proporção de alunos com reprovação ou abandono em 2018 segundo indicadores do INEP.

! Conheça o conceito de Taxas de Rendimento

2018
Urbanas e rurais
Etapa Escolar Reprovação Abandono Aprovação
Anos Iniciais 3,6% 16.646 reprovações 0,1% 560 abandonos 96,3% 446.020 aprovações
Anos Finais 10,0% 38.865 reprovações 0,8% 3.265 abandonos 89,2% 346.640 aprovações
Ensino Médio 11,8% 25.960 reprovações 5,3% 11.714 abandonos 82,9% 183.070 aprovações

Detalhamento por ano escolar

Anos Iniciais Reprovação Abandono Aprovação
1º ano EF 0,9% 811 reprovações 0,1% 91 abandonos 99,0% 89.132 aprovações
2º ano EF 2,6% 2.324 reprovações 0,1% 90 abandonos 97,3% 86.965 aprovações
3º ano EF 6,8% 6.343 reprovações 0,1% 94 abandonos 93,1% 86.839 aprovações
4º ano EF 2,7% 2.542 reprovações 0,1% 95 abandonos 97,2% 91.504 aprovações
5º ano EF 4,8% 4.628 reprovações 0,2% 193 abandonos 95,0% 91.582 aprovações
Anos Finais Reprovação Abandono Aprovação
6º ano EF 11,1% 11.400 reprovações 0,6% 617 abandonos 88,3% 90.686 aprovações
7º ano EF 12,0% 12.033 reprovações 0,7% 702 abandonos 87,3% 87.536 aprovações
8º ano EF 9,4% 9.157 reprovações 1,0% 975 abandonos 89,6% 87.281 aprovações
9º ano EF 7,1% 6.276 reprovações 1,1% 973 abandonos 91,8% 81.138 aprovações
Ensino Médio Reprovação Abandono Aprovação
1º ano EM 17,6% 15.220 reprovações 6,0% 5.189 abandonos 76,4% 66.065 aprovações
2º ano EM 10,2% 7.282 reprovações 5,0% 3.570 abandonos 84,8% 60.538 aprovações
3º ano EM 5,5% 3.459 reprovações 4,7% 2.956 abandonos 89,8% 56.469 aprovações

Fonte: Censo Escolar 2018, Inep. Classificação não oficial.

Acima de 5%

A situação indica a necessidade de definir estratégias para conter o avanço da evasão escolar.

Acima de 15%

A situação indica que é preciso intervir no trabalho pedagógico o mais rápido possível, pois muitos estudantes poderão ficar fora da escola. Índices altos de reprovação ou abandono escolar também podem aumentar a distorção idade-série.

Ajuda e Conhecimento

Rendimento Escolar

Ao final de um ano letivo, alunos matriculados em escolas públicas brasileiras podem ser aprovados, reprovados ou abandonar os estudos. A soma da quantidade de alunos que se encontram em cada um destas situações constituem a Taxas de Rendimento:

Aprovação + Reprovação + Abandono = 100%

Saiba mais

Distorção Idade-Série

Quando o aluno reprova ou abandona os estudos por dois anos ou mais, durante a trajetória de escolarização, ele acaba repetindo uma mesma série. leia mais.

Nesta situação, ele dá continuidade aos estudos, mas com defasem em relação à idade considerada adequada para cada ano de estudo, de acordo com o que propõe a legislação educacional do país. Trata-se de um aluno que será contabilizado na situação de distorção idade-série.

Entenda melhor a relação das taxas de rendimento com a distorção idade-série.

Quer dados de distorção idade-série no QEdu? Vote nesta idéia

Progressão Continuada

A progressão continuada é uma forma de organização escolar que visa a garantir o acesso e a permanência do aluno à escola. leia mais.

Uma de suas características é composição do ensino por ciclos de aprendizagem, que pressupõem a não-reprovação ou repetência do aluno por um período que pode variar entre dois e quatro anos.

É uma prática que poissibilita o combate à evasão escolar, à distorção idade-série e a prevenção da repetência. Ela vem sendo adotada em redes de educação de estados e municípios, mas é um assunto polêmico em alguns contextos. Saiba mais sobre este conceito.

Saiba mais sobre este conceito.

Materiais Complementares

Download dos Dados

Baixe as planilhas de taxas de rendimento dos municípios de Santa Catarina

Municípios - Santa Catarina
Anos Iniciais
Municípios - Santa Catarina
Anos Finais
Municípios - Santa Catarina
Ensino Médio

Notas Técnicas

Os dados de Taxa de Rendimento foram obtidos diretamente de planilhas divulgadas pelo INEP na página de Indicadores Educacionais

O INEP divulga apenas as porcentagens.
Os valores absolutos (número de alunos) foram calculados pela Meritt a partir das matrículas do Censo Escolar 2018.

Portanto, os dados absolutos devem ser considerados como valores aproximados, principalmente por que alguns alunos podem possuir matrículas duplicadas no Censo Escolar.

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