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Taxas de Rendimento (2018)

Conheça a proporção de alunos com reprovação ou abandono em 2018 segundo indicadores do INEP.

! Conheça o conceito de Taxas de Rendimento

2018
Urbanas e rurais
Etapa Escolar Reprovação Abandono Aprovação
Anos Iniciais 1,7% 52.711 reprovações 0,2% 6.071 abandonos 98,1% 2.975.102 aprovações
Anos Finais 3,9% 90.304 reprovações 1,0% 23.752 abandonos 95,1% 2.219.677 aprovações
Ensino Médio 7,5% 116.419 reprovações 3,2% 50.355 abandonos 89,3% 1.388.106 aprovações

Detalhamento por ano escolar

Anos Iniciais Reprovação Abandono Aprovação
1º ano EF 0,6% 3.639 reprovações 0,3% 1.820 abandonos 99,1% 600.969 aprovações
2º ano EF 1,0% 6.010 reprovações 0,2% 1.202 abandonos 98,8% 593.696 aprovações
3º ano EF 4,4% 27.419 reprovações 0,2% 1.247 abandonos 95,4% 594.493 aprovações
4º ano EF 1,3% 7.844 reprovações 0,1% 604 abandonos 98,6% 594.863 aprovações
5º ano EF 1,3% 7.802 reprovações 0,2% 1.201 abandonos 98,5% 591.083 aprovações
Anos Finais Reprovação Abandono Aprovação
6º ano EF 4,2% 25.768 reprovações 0,8% 4.909 abandonos 95,0% 582.830 aprovações
7º ano EF 3,2% 18.791 reprovações 0,9% 5.285 abandonos 95,9% 563.117 aprovações
8º ano EF 3,3% 19.008 reprovações 1,0% 5.760 abandonos 95,7% 551.210 aprovações
9º ano EF 4,8% 26.739 reprovações 1,4% 7.799 abandonos 93,8% 522.522 aprovações
Ensino Médio Reprovação Abandono Aprovação
1º ano EM 11,2% 56.964 reprovações 4,4% 22.379 abandonos 84,4% 429.265 aprovações
2º ano EM 7,5% 40.940 reprovações 3,2% 17.468 abandonos 89,3% 487.459 aprovações
3º ano EM 3,7% 18.516 reprovações 2,1% 10.509 abandonos 94,2% 471.383 aprovações

Fonte: Censo Escolar 2018, Inep. Classificação não oficial.

Acima de 5%

A situação indica a necessidade de definir estratégias para conter o avanço da evasão escolar.

Acima de 15%

A situação indica que é preciso intervir no trabalho pedagógico o mais rápido possível, pois muitos estudantes poderão ficar fora da escola. Índices altos de reprovação ou abandono escolar também podem aumentar a distorção idade-série.

Ajuda e Conhecimento

Rendimento Escolar

Ao final de um ano letivo, alunos matriculados em escolas públicas brasileiras podem ser aprovados, reprovados ou abandonar os estudos. A soma da quantidade de alunos que se encontram em cada um destas situações constituem a Taxas de Rendimento:

Aprovação + Reprovação + Abandono = 100%

Saiba mais

Distorção Idade-Série

Quando o aluno reprova ou abandona os estudos por dois anos ou mais, durante a trajetória de escolarização, ele acaba repetindo uma mesma série. leia mais.

Nesta situação, ele dá continuidade aos estudos, mas com defasem em relação à idade considerada adequada para cada ano de estudo, de acordo com o que propõe a legislação educacional do país. Trata-se de um aluno que será contabilizado na situação de distorção idade-série.

Entenda melhor a relação das taxas de rendimento com a distorção idade-série.

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Progressão Continuada

A progressão continuada é uma forma de organização escolar que visa a garantir o acesso e a permanência do aluno à escola. leia mais.

Uma de suas características é composição do ensino por ciclos de aprendizagem, que pressupõem a não-reprovação ou repetência do aluno por um período que pode variar entre dois e quatro anos.

É uma prática que poissibilita o combate à evasão escolar, à distorção idade-série e a prevenção da repetência. Ela vem sendo adotada em redes de educação de estados e municípios, mas é um assunto polêmico em alguns contextos. Saiba mais sobre este conceito.

Saiba mais sobre este conceito.

Materiais Complementares

Download dos Dados

Baixe as planilhas de taxas de rendimento dos municípios de São Paulo

Municípios - São Paulo
Anos Iniciais
Municípios - São Paulo
Anos Finais
Municípios - São Paulo
Ensino Médio

Notas Técnicas

Os dados de Taxa de Rendimento foram obtidos diretamente de planilhas divulgadas pelo INEP na página de Indicadores Educacionais

O INEP divulga apenas as porcentagens.
Os valores absolutos (número de alunos) foram calculados pela Meritt a partir das matrículas do Censo Escolar 2018.

Portanto, os dados absolutos devem ser considerados como valores aproximados, principalmente por que alguns alunos podem possuir matrículas duplicadas no Censo Escolar.

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