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Taxas de Rendimento (2020)

Conheça a proporção de alunos com reprovação ou abandono em 2020 segundo indicadores do INEP.

! Conheça o conceito de Taxas de Rendimento

2020
Urbanas e rurais
Etapa Escolar Reprovação Abandono Aprovação
Anos Iniciais 0,4% 10.929 reprovações 0,1% 4.222 abandonos 99,5% 3.013.383 aprovações
Anos Finais 0,7% 17.891 reprovações 0,1% 3.577 abandonos 99,1% 2.364.210 aprovações
Ensino Médio 1,8% 25.507 reprovações 0,4% 5.363 abandonos 97,8% 1.394.920 aprovações

Detalhamento por ano escolar

Anos Iniciais Reprovação Abandono Aprovação
1º ano EF 0,3% 1.789 reprovações 0,3% 1.789 abandonos 99,4% 592.671 aprovações
2º ano EF 0,3% 1.809 reprovações 0,1% 603 abandonos 99,6% 600.270 aprovações
3º ano EF 0,5% 3.092 reprovações 0,1% 619 abandonos 99,4% 614.492 aprovações
4º ano EF 0,3% 1.817 reprovações 0,1% 606 abandonos 99,6% 602.922 aprovações
5º ano EF 0,4% 2.425 reprovações 0,1% 607 abandonos 99,5% 603.030 aprovações
Anos Finais Reprovação Abandono Aprovação
6º ano EF 0,8% 4.931 reprovações 0,2% 1.233 abandonos 99,0% 610.193 aprovações
7º ano EF 0,7% 4.209 reprovações 0,1% 602 abandonos 99,2% 596.471 aprovações
8º ano EF 0,7% 4.156 reprovações 0,1% 594 abandonos 99,2% 588.854 aprovações
9º ano EF 0,8% 4.596 reprovações 0,2% 1.149 abandonos 99,0% 568.693 aprovações
Ensino Médio Reprovação Abandono Aprovação
1º ano EM 2,3% 12.475 reprovações 0,5% 2.712 abandonos 97,2% 527.163 aprovações
2º ano EM 1,7% 8.268 reprovações 0,3% 1.459 abandonos 98,0% 476.602 aprovações
3º ano EM 1,2% 4.766 reprovações 0,3% 1.192 abandonos 98,5% 391.156 aprovações

Fonte: Censo Escolar 2020, Inep. Classificação não oficial.

Acima de 5%

A situação indica a necessidade de definir estratégias para conter o avanço da evasão escolar.

Acima de 15%

A situação indica que é preciso intervir no trabalho pedagógico o mais rápido possível, pois muitos estudantes poderão ficar fora da escola. Índices altos de reprovação ou abandono escolar também podem aumentar a distorção idade-série.

Ajuda e Conhecimento

Rendimento Escolar

Ao final de um ano letivo, alunos matriculados em escolas públicas brasileiras podem ser aprovados, reprovados ou abandonar os estudos. A soma da quantidade de alunos que se encontram em cada um destas situações constituem a Taxas de Rendimento:

Aprovação + Reprovação + Abandono = 100%

Saiba mais

Distorção Idade-Série

Quando o aluno reprova ou abandona os estudos por dois anos ou mais, durante a trajetória de escolarização, ele acaba repetindo uma mesma série. leia mais.

Nesta situação, ele dá continuidade aos estudos, mas com defasem em relação à idade considerada adequada para cada ano de estudo, de acordo com o que propõe a legislação educacional do país. Trata-se de um aluno que será contabilizado na situação de distorção idade-série.

Entenda melhor a relação das taxas de rendimento com a distorção idade-série.

Quer dados de distorção idade-série no QEdu? Vote nesta idéia

Progressão Continuada

A progressão continuada é uma forma de organização escolar que visa a garantir o acesso e a permanência do aluno à escola. leia mais.

Uma de suas características é composição do ensino por ciclos de aprendizagem, que pressupõem a não-reprovação ou repetência do aluno por um período que pode variar entre dois e quatro anos.

É uma prática que poissibilita o combate à evasão escolar, à distorção idade-série e a prevenção da repetência. Ela vem sendo adotada em redes de educação de estados e municípios, mas é um assunto polêmico em alguns contextos. Saiba mais sobre este conceito.

Saiba mais sobre este conceito.

Materiais Complementares

Download dos Dados

Baixe as planilhas de taxas de rendimento dos municípios de São Paulo

Municípios - São Paulo
Anos Iniciais
Municípios - São Paulo
Anos Finais
Municípios - São Paulo
Ensino Médio

Notas Técnicas

Os dados de Taxa de Rendimento foram obtidos diretamente de planilhas divulgadas pelo INEP na página de Indicadores Educacionais

O INEP divulga apenas as porcentagens.
Os valores absolutos (número de alunos) foram calculados pela Meritt a partir das matrículas do Censo Escolar 2020.

Portanto, os dados absolutos devem ser considerados como valores aproximados, principalmente por que alguns alunos podem possuir matrículas duplicadas no Censo Escolar.

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