QEdu

Taxas de Rendimento (2018)

Conheça a proporção de alunos com reprovação ou abandono em 2018 segundo indicadores do INEP.

! Conheça o conceito de Taxas de Rendimento

2018
Urbanas e rurais
Etapa Escolar Reprovação Abandono Aprovação
Anos Iniciais 9,9% 18.266 reprovações 1,2% 2.258 abandonos 88,9% 164.654 aprovações
Anos Finais 18,7% 27.394 reprovações 4,2% 6.070 abandonos 77,1% 112.657 aprovações
Ensino Médio 10,9% 8.239 reprovações 8,5% 6.414 abandonos 80,6% 60.996 aprovações

Detalhamento por ano escolar

Anos Iniciais Reprovação Abandono Aprovação
1º ano EF 0,3% 96 reprovações 0,8% 255 abandonos 98,9% 31.511 aprovações
2º ano EF 1,7% 551 reprovações 0,6% 195 abandonos 97,7% 31.651 aprovações
3º ano EF 16,6% 6.652 reprovações 1,1% 441 abandonos 82,3% 32.978 aprovações
4º ano EF 16,1% 6.793 reprovações 1,5% 633 abandonos 82,4% 34.764 aprovações
5º ano EF 10,8% 4.176 reprovações 1,9% 735 abandonos 87,3% 33.752 aprovações
Anos Finais Reprovação Abandono Aprovação
6º ano EF 24,7% 11.614 reprovações 4,7% 2.210 abandonos 70,6% 33.195 aprovações
7º ano EF 20,6% 8.156 reprovações 3,9% 1.545 abandonos 75,5% 29.892 aprovações
8º ano EF 15,2% 4.890 reprovações 3,8% 1.223 abandonos 81,0% 26.059 aprovações
9º ano EF 10,0% 2.735 reprovações 4,0% 1.094 abandonos 86,0% 23.514 aprovações
Ensino Médio Reprovação Abandono Aprovação
1º ano EM 17,0% 5.173 reprovações 11,4% 3.469 abandonos 71,6% 21.786 aprovações
2º ano EM 9,0% 2.188 reprovações 7,9% 1.921 abandonos 83,1% 20.202 aprovações
3º ano EM 4,2% 879 reprovações 4,9% 1.025 abandonos 90,9% 19.010 aprovações

Fonte: Censo Escolar 2018, Inep. Classificação não oficial.

Acima de 5%

A situação indica a necessidade de definir estratégias para conter o avanço da evasão escolar.

Acima de 15%

A situação indica que é preciso intervir no trabalho pedagógico o mais rápido possível, pois muitos estudantes poderão ficar fora da escola. Índices altos de reprovação ou abandono escolar também podem aumentar a distorção idade-série.

Ajuda e Conhecimento

Rendimento Escolar

Ao final de um ano letivo, alunos matriculados em escolas públicas brasileiras podem ser aprovados, reprovados ou abandonar os estudos. A soma da quantidade de alunos que se encontram em cada um destas situações constituem a Taxas de Rendimento:

Aprovação + Reprovação + Abandono = 100%

Saiba mais

Distorção Idade-Série

Quando o aluno reprova ou abandona os estudos por dois anos ou mais, durante a trajetória de escolarização, ele acaba repetindo uma mesma série. leia mais.

Nesta situação, ele dá continuidade aos estudos, mas com defasem em relação à idade considerada adequada para cada ano de estudo, de acordo com o que propõe a legislação educacional do país. Trata-se de um aluno que será contabilizado na situação de distorção idade-série.

Entenda melhor a relação das taxas de rendimento com a distorção idade-série.

Quer dados de distorção idade-série no QEdu? Vote nesta idéia

Progressão Continuada

A progressão continuada é uma forma de organização escolar que visa a garantir o acesso e a permanência do aluno à escola. leia mais.

Uma de suas características é composição do ensino por ciclos de aprendizagem, que pressupõem a não-reprovação ou repetência do aluno por um período que pode variar entre dois e quatro anos.

É uma prática que poissibilita o combate à evasão escolar, à distorção idade-série e a prevenção da repetência. Ela vem sendo adotada em redes de educação de estados e municípios, mas é um assunto polêmico em alguns contextos. Saiba mais sobre este conceito.

Saiba mais sobre este conceito.

Materiais Complementares

Download dos Dados

Baixe as planilhas de taxas de rendimento dos municípios de Sergipe

Municípios - Sergipe
Anos Iniciais
Municípios - Sergipe
Anos Finais
Municípios - Sergipe
Ensino Médio

Notas Técnicas

Os dados de Taxa de Rendimento foram obtidos diretamente de planilhas divulgadas pelo INEP na página de Indicadores Educacionais

O INEP divulga apenas as porcentagens.
Os valores absolutos (número de alunos) foram calculados pela Meritt a partir das matrículas do Censo Escolar 2018.

Portanto, os dados absolutos devem ser considerados como valores aproximados, principalmente por que alguns alunos podem possuir matrículas duplicadas no Censo Escolar.

Dúvidas? Fale com a equipe QEdu

Descubra mais ideias sobre educação em nosso Blog